PARESTESIA DO NERVO ALVEOLAR INFERIOR E LINGUAL



DEFINIÇÃO

A parestesia é uma condição localizada de insensibilização da região inervada pelo nervo em questão, que ocorre quando se provoca a lesão dos nervos sensitivos. Seu principal sintoma é a ausência de sensibilidade na região afetada, mas, em estágios mais evoluídos da parestesia, o paciente poderá relatar sensibilidade alterada ao frio, calor e dor, sensação de dormência, formigamento, “fisgada” e coceira. Os nervos mais acometidos por esta injúria são o nervo alveolar inferior e nervo lingual, por conta de sua proximidade com os terceiros molares inferiores, que quando de sua remoção pode ocorrer lesão destes nervos.
SINTOMATOLOGIA
Parestesia do nervo alveolar inferior causa alterações de sensibilidade na região de abrangência do nervo. Podendo gerar diminuição da sensibilidade no lábio inferior, na pele do queixo e nos dentes inferiores do lado afetado.
A parestesia do nervo lingual pode causar, ainda, sensação de queimação na língua, alterações de paladar, constantes mordiscamentos na língua, disgeusia e hipogeusia. Pode ocasionar acúmulo de restos alimentares sobre a região da mucosa jugal, mordidas freqüentes no lábio e/ou na língua e queimadura dos lábios com líquidos quentes.
A percepção de sintomas de parestesia pós-cirúrgica pode ser notada no mesmo dia em que a cirurgia foi realizada, ou pode se desenvolver tardiamente dias ou semanas após o ato cirúrgico de remoção de um 3ºM inferior.

CAUSAS DA PARESTESIA
• Mecânicas: trauma, compressão e/ou estiramento do nervo com ruptura (parcial ou total) de suas fibras; trauma tecidual ao redor das fibras nervosas; presença de hemorragias, hematomas e edema em torno do mesmo, determinando o aparecimento tardio da parestesia, durante as primeiras 24-48 horas pós-operatórias;
• Patológicas: presença de um tumor cujo crescimento acentuado dentro dos tecidos provoque a compressão de nervos da região, acarretando dano às fibras nervosas sensitivas e consequente prejuízo sensorial para esse paciente;
• Físicas: excesso de calor, como no caso da realização de uma osteotomia com instrumentos rotatórios sob inadequada refrigeração das brocas, ou frio, que poderá ser ocasionado durante a realização da crioterapia;
Químicas: aplicação de medicamentos, como os anestésicos locais e/ou outras substâncias, em determinados procedimentos odontológicos;
Microbiológica: infecção decorrente de necrose pulpar e lesão periapical que atinja as proximidades do canal mandibular.
A velocidade e qualidade da reabilitação do nervo vão depender do grau da injúria infligida, da eliminação das causas que geraram a lesão, da capacidade de recuperação do paciente, e do emprego de procedimentos terapêuticos adequados a cada situação.

CLASSIFICAÇÃO DA LESÃO NERVOSA

Seddon em 1942 fez uma publicação clássica sobre lesões nervosas, onde descreve um sistema de classificação clínica a respeito das lesões nos nervos periféricos baseado no grau de lesão ao nervo. Lesões em nervos aferentes causariam redução da sensação tátil, diminuição ou alteração da sensibilidade térmica, parestesia, ou dor aparentemente espontânea e anormal. A classificação quanto às injúrias nervosas foi feita em três níveis:
Neuropraxia  - Bloqueio transitório da condução neuronal devido à leve trauma ou compressão sem ruptura do axônio – Função nervosa retorna espontaneamente em dois meses.
 Axonotmese - Interrupção do axônio sem completa transecção do nervo – Função nervosa retorna entre dois a quatro meses, completa resolução em cerca de um ano.
Neurotmese - Transecção do nervo com degeneração distal – Prognóstico ruim, indicação de microneurocirugia.

DIAGNÓSTICO

No processo de diagnóstico de lesão neural, os testes neurosensoriais são designados para determinar o grau de injúria que foi infligido ao nervo e avaliar o distúrbio sensorial desenvolvido; também é de grande valia para monitorar a recuperação sensorial após uma injúria, e sendo uma forma de localizar o ponto crítico da lesão ou auxiliar na indicação ou não de uma intervenção cirúrgica para restabelecimento da função neuronal.
Os testes para avaliação da funcionalidade no nervo trigêmeo são subjetivos e dividem-se em dois grupos:
Mecanoceptores – Estão relacionados a estímulos táteis. O paciente é submetido a um teste onde tem que identificar, em um teste cego, o contato em dois pontos próximos simultaneamente, ou descrever a trajetória que a ponta de um pincel sobre a superfície de sua pele, há ainda a avaliação do toque em determinados pontos.
Nociceptores -  Estão relacionados a estímulos dolorosos.  Testes térmicos, de sensibilidade pulpar e pequenas punções sobre a pele.

FATORES DE RISCO
- Idade avançada
- Dificuldade operatória
- Proximidade do 3º molar inferior com o canal mandibular
- Experiência do cirurgião
PREVENÇÃO

A prevenção, sem dúvida alguma é o ponto mais importante a ser considerado, pois é o preparo do cirurgião, tanto sob o ponto de vista anatômico, uma vez que o profissional necessita ter pleno conhecimento da anatomia envolvida na região, bem como lançar mão e saber interpretar os recursos diagnósticos utilizados para esse fim - como técnico - onde se torna indispensável o entendimento das diversas técnicas cirúrgicas, sua indicação precisa para cada caso como também uma exímia habilidade manual para poder executá-la.
Uma avaliação radiográfica criteriosa deve ser desenvolvida, pois sinais radiográficos são bem sugestivos da proximidade entre o 3º molar inferior e o nervo alveolar inferior, tais como:


 (A) Obscurecimento dos ápices; (B) Desvio dos ápices; (C) Estreitamento dos ápices; (D) Ápices bífidos sobre o CM; (E) Interrupção da linha raiopaca do CM; (F) Desvio do CM; (G) Estreitamento do CM.

Al-Bishri et al., (2005) avaliaram a recuperação sensorial de nervos ciáticos intencionalmente injuriados em cobaias, e que receberam betametazona sistêmica nas primeiras 24 horas, iniciando pré-operativamente. Os resultados apontam que a administração de betametazona desempenhou um efeito benéfico na recuperação  sensorial de nervos ciáticos injuriados em cobaias. O experimento foi desenvolvido após observações clínicas prévias de que a administração de betametazona, antes da cirurgia e continuada no dia da operação, reduz a incidência de distúrbios neurosensoriais do nervo alveolar inferior após osteotomias sagitais na mandíbula durante cirurgias ortognáticas. Os autores recomendam o uso de esteróides no pré-operatório em procedimentos associados com alto potencial de injúria ao nervo alveolar inferior e ao nervo facial.

TRATAMENTO

O retorno da função neuronal depende da regeneração de suas fibras ou da eliminação ou remissão de causas secundárias que estejam causando o quadro de parestesia. Na maioria dos pacientes ocorre recuperação espontânea em algumas semanas, sem que nenhum tratamento específico tenha sido aplicado, ou que se tenha submetido apenas à tratamentos conservadores. Entretanto, em uma pequena parcela dos casos, pode haver a necessidade de uma abordagem cirúrgica para restabelecer a integridade do nervo.
 Quanto mais rápido iniciado o tratamento mais favorável se torna o prognóstico em relação à recuperação funcional. Entretanto, os diversos tipos, mecanismos, e níveis de lesão, devem ser abordados diferentemente.
Antes de iniciar o tratamento, o profissional deve analisar primeiramente a etiologia da parestesia, pois, se estiver diante de um processo infeccioso, provavelmente a prescrição de antibióticos será o tratamento inicial. Em casos de compressão do nervo por edema pós-trauma, deverá aguardar para que a sensibilidade volte gradativamente, não tendo êxito, recomenda-se o uso de corticóides ou a descompressão cirúrgica. Os corticoides são utilizados terapeuticamente para tratar disfunções de nervos motores ou sensitivos causadas por injúrias nervosas, eles possuem efeito antiinflamatório e neurotrópico. Entretanto, o mecanismo pelo qual se processa essa ação é ainda incerto.
 Uma conduta também aceita é o tratamento medicamentoso: vitamina B1 associada à estricnina na dose de 1 miligrama por ampola, em 12 dias de injeções intramusculares. Outra forma seria o uso de cortisona, 100 miligramas a cada seis horas durante os dois ou três primeiros dias, para que, se houver melhora, haja um espaçamento entre as doses iniciais. Não há um tratamento efetivo para a parestesia, os sintomas tendem a regredir dentro de um a dois meses, embora haja uma melhora com o uso de histamina ou medicamentos vasodilatadores.
O uso de um laser de baixa intensidade (GaAIAS 820 nm) tem sido utilizado no tratamento de distúrbios sensitivos de longa duração do nervo alveolar inferior, pois ele é capaz de reagir com proteínas fotossensíveis presentes em diferentes áreas do sistema nervoso, recuperando os tecidos nervososou afetando a percepção da dor em nervos sensitivos.
Quando ocorre a secção do nervo, as técnicas de microneurocirurgia poderão ser usadas a fim de restabelecer a perda sensorial ou função motora. A regeneração é melhorada quanto mais cedo for feita a descompressão, pois assim haverá uma menor quantidade de tecido cicatricial. As indicações para reparo de nervo por microneurocirurgia incluem: observação ou suspeita de laceração ou transecção do nervo, não melhora da anestesia três meses após a cirurgia, dor decorrente da formação de neuroma, dor causada por objeto estranho ou deformidade do canal e, ainda, decréscimo sensitivo progressivo ou aumento da dor.
Em alguns casos, o enxerto nervoso autógeno pode ser indicado para promover a cooptação entre a porção distal e proximal do nervo alveolar inferior que apresente solução de continuidade, um dos nervos mais utilizados para reparo dos ramos do nervo trigêmeo é o nervo auricular maior. Condutos artificiais permanentes de silicone ou tubos a base de ácido poliglicólico bioabsorvível podem ser empregados durante enxertos nervosos ou apenas para orientar a regeneração após a união das extremidades de um nervo lesionado.

245 comentários

Click here for comentários «Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 245   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo
admin
16 de setembro de 2013 às 19:50 ×

Fiquei sabendo hoje que posso voltar ter sensibilidade na ponta lingua, queixo, labio inferior e queixo somente lado direito. Estou com parestesia há 4 anos e achava que nunca mais iria voltar ao normal. Aconteceu numa extração de siso incluso, Qual a opinião de vocês? Será que volta?
Luiz Rio

Reply
avatar
Anônimo
admin
23 de setembro de 2013 às 07:44 ×

Luiz tenho os mesmos sintomas desde janeiro deste ano. vc conseguiu um diagnostico do que causa isso? eu ainda não.Daniela

Reply
avatar
Unknown
admin
28 de setembro de 2013 às 16:50 × Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Anônimo
admin
28 de setembro de 2013 às 16:54 ×

Extraí um ciso incluso e a mais de 1 mês estou com o lado esquerdo como se tivesse queimado a lingua e anestesiado.. isso vai passar mesmo? Dá muita agonia não poder sentir o sabor dos alimentos e ficar o tempo todo com estes sintomas na boca...

Reply
avatar
Anônimo
admin
23 de outubro de 2013 às 12:18 ×

Sabem indicar algum profissional especialista nesta área? Tenho parestesia lingual há quase 5 anos e não há jeito de me acostumar com isso, parece que a língua tem o dobro de tamanho de um lado.

Reply
avatar
Anônimo
admin
29 de outubro de 2013 às 18:34 ×

Será que posso ter esperanças de melhoras? tenho parestesia há 2 anos e 4 meses. Fiz tratamento com neurologista e enquanto estava tomando o remédio as sensações era mais calmas. Acho que tenho excesso de sensibilidade. Sinto os três dentes próximos ao implante, apertados e pontiagudos, leve adormecimento no lado esquerdo dos lábios e uma força próximo ao implante.Essas sensações mudam constantemente, é uma verdadeira agonia

Reply
avatar
Anônimo
admin
29 de outubro de 2013 às 22:02 ×

Oi, pergunta seria: se eu tiver o Nervo alveolar inferior cortado, vai dar Degeneração Walleriana. Todos nervos perto deste nervo vao ser degenerados? Todo o Nervo trigêmeo? Vai degenerar ate chegar ao neuronio do cerebro? Eu ja ranquei dentes a anos e nao perdi o Trigemeo? me responda por email, e por aqui se quiser mateus9595@bol.com.br

Reply
avatar
Anônimo
admin
27 de janeiro de 2014 às 08:00 ×

estou com parestesia ha 2 anos, e dizem que esse e o tempo maximo para melhorar,entao ja estou pedendo a esperanç, meu dentista nao deu a menor importancia paro o meu poblema o a minha lingua o labio inferior direito e queixo queima o tempo todo ,como se tivece passado pimenta e orrivel.

Reply
avatar
Anônimo
admin
10 de março de 2014 às 06:54 ×

Tenho também esse problema desde 2009, se houvesse algum tipo de exame para determinar o grau de lesão do nervo seria o ideal para determinação disso, mas parece que não tem. O pessoal fica apenas testando sensibilidade, para quê? No meu caso aconteceu sem remover o dente de siso, do nada, mas parece que era por causa que ele estava comprimindo o nervo. Retirei o dente e piorou, agora não sinto quase nada na região do lábio inferior e queixo apenas na parte esquerda.

Reply
avatar
Anônimo
admin
20 de março de 2014 às 05:32 ×

Ola...confesso que estou um pouco assustado com tudo que esta acontecendo comigo,e com o que tenho lido nos depoimentos acima,fiz minha cirurgia para retirar o siso ha uma semana e meia...e desde entao tive a parestesia do lado esquerdo,sinto meu queixo formigar muito e meus dentes apertados... essa dor tem hora que me enlouquece,entre em tratamento com o Etna + Tilex para conter a dor que eh grande,mais estou com muito medo de tudo isso nao Passar...

Reply
avatar
Unknown
admin
2 de abril de 2014 às 11:34 ×

Tmb estou com parestesia. Tirei os 4 cisos de uma vez só tem 15 dias, e do lado direito deu parestesia. Nao sinto os dentes inferiores da frente, metade do lábio e queixo... estou morrendo de medo de ser permanente como os casos acima. Vcs não processaram o dentista??? Um absurdo isso! eu não sabia desse risco, ninguém me avisou, se não nem tiraria! Vou começar a tomar ETNA pra ver se volta!!!

Reply
avatar
Anônimo
admin
22 de abril de 2014 às 13:27 ×

Eu estou com a língua parestesiada desde novembro de 2014. Tomei etna e só voltou em partes... Não sinto metade da língua, é horrível, sem contar a dor, uma queimação... Semana passada fui até o neurologista e ele me pediu uma ressonância para analisarmos a lesão, irei realizá-la em breve, para tentarmos pelo menos amenizar a situação. Minha raiva é que o dentista não nos comunica sobre este risco, sem contar que em parte a responsabilidade é deles, pois existem casos que esta situação pode ser evitada...

Reply
avatar
Unknown
admin
23 de abril de 2014 às 15:07 ×

Já tem 3 anos e 7 meses que tenho parestesia do lado direito, minha língua queima o tempo todo, e sinto muita dor nas gengivas. Estou muito depressiva e preciso de ajuda, já tomei corticóide intra muscular, benerva e já fiz 10 sessões de laserterapia e não resolveu. Estou com medo de ser permanente. Já não sei o que fazer, o dentista que tirou meu siso mudou de cidade, vou tentar falar com ele novamente e implorar ajuda, eu não aguento mais isso. Quando eu fui extrair os sisos ele também não me orientou que isso poderia acontecer senão eu também não teria extraído. Nos primeiros dias quando falei com ele o que eu estava sentindo ele disse que isso passava e que eu poderia esperar ate 2 anos que ia melhorar, eu acreditei nele, ele não me passou nenhum remédio, fui muito mal orientada e esperei muito para fazer os tratamentos que mencionei acima. Todos os tratamentos eu fiquei sabendo fazendo pesquisas, o dentista não me orientou em nada. Demorei procurar tratamento por isso tudo que eu faço não adianta. Não sei mais o que fazer, estou desesperada e não tenho dinheiro para continuar buscando tratamento, se alguém puder me ajudar segue meu e-mail: jamillefpereira@gmail.com. Peço a Deus que ajude todos nós que passamos por isso, é muito difícil viver com parestesia na língua.

Reply
avatar
Anônimo
admin
27 de abril de 2014 às 13:34 ×

Tem um mês que aconteceu comigo, tomei o remedio indicado pela dentista e nada melhorou. Estou angustiada com essa dor, conversei com a dentista e ela disse que é passageiro, Queira ver se fosse com ela.

Reply
avatar
Anônimo
admin
22 de maio de 2014 às 10:32 ×

eu também tenho parestesia a 10 meses é horrível, tem dia que fico muito deprimida, só Deus para nos curar.

Reply
avatar
Juliana
admin
20 de junho de 2014 às 21:40 ×

Tive esta porcaria com uma simples anestesia par obturação já fazem 1, ano e 2 meses, sinto minha língua como se estivesse queimada e as vezes meu lábio e línguas formigando, isso incomoda demais é terrível. E os dentistas não dão a mínima fingem ser algo normal e dizem que vão passar. Acho que deviam ser responsabilizados.

Reply
avatar
Unknown
admin
5 de julho de 2014 às 04:51 ×

Aconteceu comigo.. só agora tomei ciência da gravidade... DESCONFIAVA POIS A DOR É INSUPORTAVEL A PONTO DE PEDIR PRA TIRAR O IMPLANTE QUE FIZ há uma semana.... realmente o implante estava pressionando o nervo.. agora espero que o mee dentista me apoie neste processo de recuperação. Meu dentista tem crédito pois na outra não tive complicação alguma.

Reply
avatar
Unknown
admin
19 de julho de 2014 às 12:34 ×

Alguém seu recuperou por completo após ter parestesia? Quanto tempo levou?

Reply
avatar
Unknown
admin
24 de julho de 2014 às 20:57 ×

Eu estou com parestesia após arrancar o siso do lado direito a uma semana, é muito desconfortável, chato, deprimente é complicado para conversar e agoniante, agora estou com medo de arrancar o lado esquerdo vai que eu fico com isso na língua toda.

Reply
avatar
Anônimo
admin
6 de agosto de 2014 às 13:47 ×

Fiz cirurgia ortognática há uma ano atrás e estou com parestesia do lado esquerdo do lábio e do queixo. Sinto formigamento e um pouco de queimação, mas não tenho dor. Estou preparando meu psicológico para um problema que, ao que tudo indica, será permanente. Fiquei feliz com o resultado, porém, não estou 100% satisfeito por conta da parestesia. Eu sabia dos riscos e arrisquei, então não tenho muito do que ficar me lamentando, mas certamente se eu tivesse certeza de que ficaria com parestesia eu pensaria mil vezes antes de fazer a cirurgia.

Reply
avatar
13 de agosto de 2014 às 17:50 ×

Estou com parestesia após extrair um molar incluso. É terrivel. Mas já estou preparando o psicológico pois vi que não tem solução.

Reply
avatar
Anônimo
admin
15 de agosto de 2014 às 09:40 ×

tenho parestesia no lado esquerdo da lingua! ja faz 8 meses é horrivel e não melhorou nada!! sinto uma queimação intensa
o desgraçado do dentista nem me avisou queria que fosse um filho dele!!!

Reply
avatar
Anônimo
admin
20 de agosto de 2014 às 13:00 ×

Bom nenhum profissional vai querer ocasionar um dano desse e principalmente sabendo que as possibilidades de recuperação são pequenas. Vocês devem procurar tratamento com laser terapia. Vitamina b1 e uso de alguns corticoides na fase aguda. Tentamos sempre fazer o melhor, mas infelizmente as posições das raízes dos dentes em relação ao nervo complica, e a não retirada desses terceiros molares podem ocasionar danos bem piores, como cistos e tumores.

Reply
avatar
21 de agosto de 2014 às 14:58 ×

A parestesia quando o nervo não é transceccionado é um mecanismo natural de defesa e protecão do organismo. Já imaginou o tamanho da dor no pós operatório se o nervo estivesse funcionante? Uma vez que o nervo é sensitivo. Há grande agressão tecidual a dor seria terrível. Na verdade a parestesia tem muito ruim mas a dor seria mil vezes pior. Em caso de lesão irreversível o próprio organismo se encarrega de se adaptar. Veja o paciente após um AVC que é paralisia e o paciente se acostuma com a lesão. Portanto não se desesperem que dar pra conviver com esta patologia. Ainda tem uma vantagem jamais sentirar dor de dente na área com parestesia.

Reply
avatar
Anônimo
admin
2 de setembro de 2014 às 19:10 ×

Como está sua recuperação ?

Reply
avatar
Anônimo
admin
2 de setembro de 2014 às 19:12 ×

Fez algum tratamento ? Usou complexo B ou laser terapêutico ?

Reply
avatar
Anônimo
admin
2 de setembro de 2014 às 19:13 ×

Fez algum tratamento para tentar melhorar ?

Reply
avatar
Anônimo
admin
2 de setembro de 2014 às 19:14 ×

Qual remédio tomou ? Utilizou laser terapêutico ?

Reply
avatar
2 de setembro de 2014 às 23:44 ×

Houve uma melhora. Já faz 30 dias. Estou tomando dexador (vitaminas do complexo B + dexametasona) parece ser bom. Pois qd suspendi tive uma piora. Vou tomar mais 30 dias. 1 com 2x dia

Reply
avatar
Unknown
admin
9 de setembro de 2014 às 10:49 ×

será que posso tomar esse remedio?

estou com parestesia a duas semana e tres dias e nada de passar.. estou muito aguniado com as sensações!!

meu dentista diz que é normal, e ele me passou citoneurim mais ate agr nada melhorou

Reply
avatar
Anônimo
admin
15 de setembro de 2014 às 18:32 ×

Boa noite, operei os tres dentes do siso em 8 de agosto, ou seja, 40 dias atrás e fiquei com parestesia do lado esquerdo, no inicio nao sentia a gengiva inteira e os dentes, tomei injecoes de citoneurim e agora comprimidos 3x ao dia. Hj ja sinto a gengiva e os dentes do fundo, meu maior problema saos os dentes da frente, sinto dores, nao consigo morder, para falar sinto choques pq os dentes de tocam, escovar os dentes dói demais e ate mesmo se toco no meu queixo sinto dor la dentro do dente. As vezes é como se fosse um frio, outras como se fossem choques. Nao sei mais oq fazer, o fato de estar ainda sem total sensibilidade nao me incomoda tanto, o problema é sentir dor. Oq eu faço? Alguem sente dores assim? Tomei varias caixas de ninesulida e nada passa.

Reply
avatar
19 de setembro de 2014 às 13:37 ×

Rapaz tenho uma ótima noticias faz 1 mes e 15 dias q estou com parestesia no inicio eu pensei q fisse definitivo mas está reagindo já sinto o labio inferio e a pele da mandibula. Estou tomando Beun (vitamina b1) li numa monografia vc toma semanas alternadas. A parestesia fica boa em 98% dos casos em 24h até sem tratamento. Pq o nervo tá bem protegido dentro de um canal osseo. Obs. EU SOU MEDICO.

Reply
avatar
19 de setembro de 2014 às 13:50 ×

Boa noite
Rapaz vc deve procurar um bom cirurgião buco maxilo e fazer logo uma consulta não é normal sentir estes sintoms com dor. Pode haver algum corpo estranho no canal mandibular comprimindo o nervo aveolar daí os choques. Faça uma tomografia. Eu fiz uma extracao do siso faz 40 dias fiquei com parestesia mas estou melhorando não sinto dor só os dentes da frente ainda duros anestesiados mas melhorando. Eu tb sou médico

Reply
avatar
Unknown
admin
10 de outubro de 2014 às 19:12 ×

No dia 02 de outubro fiz a primeira etapa de implante, um dos lados apresentou parestesia,
preocupada, no dia 09 de outubro fiz acupultura, terapia auricular e aplicação de reiki(cura pelas mãos) Graças a Deus também já voltou 50% vou continuar a medicina alternativa e terapias...

Reply
avatar
Unknown
admin
12 de outubro de 2014 às 18:02 ×

Em casos de parestesia após inplante, se comprovado compressão do implante sobre o nervo, é indicado a remoção do mesmo para tentar reverter o caso! Converse com seu dentista

Reply
avatar
Anônimo
admin
16 de outubro de 2014 às 08:44 ×

E ai doutor melhorou total? Sente a lingua toda ja?

Reply
avatar
Anônimo
admin
8 de novembro de 2014 às 13:04 ×

Dr. extrai o siso tem uma semana, vc falou q deve usar em semanas alternadas o Beun ou seja semana sim semana não???

Reply
avatar
Anônimo
admin
13 de novembro de 2014 às 18:44 ×

Olá pessoal, tmb extrair 2 cisos e infelizmente aconteceu a maldita parestesia , extrair dia 10 de novembro de 2014, e hoje tem 3 dias e confesso estou em desespero, mais meu dentista falou que vai melhorar, pra mim ficar tranquila, e me passou uma vitamina E já vou começar a fazer fisioterapia a laser com ele. vai ser 3 vzs por semana, o erro foi dele porque ele não me alertou dos riscos, mais falou que vai cuidar do problema e vai ficar bom. Estou confiante, pelo menos ele está do meu lado e vai acompanhar o tratamento.

Reply
avatar
Richelmo
admin
27 de novembro de 2014 às 09:23 ×

Ola! E ai alguma evolução, estou com o mesmo problema, tomando citoneurin, mais é um inferno e nao esta regredindo! Estou a 9 dias de operado e a gora comecou a aparcer uma sensibilidade a quente e salgado! Agradeço de puder compartilhar comentarios!

Reply
avatar
Unknown
admin
10 de dezembro de 2014 às 03:52 ×

Oi pessoal, aconteceu a mesma coisa comigo. Extrai os sisos no dia 05 de dezembro e estou com parestesia no meu lado direito da lingua. A dentista pediu para eu tomar o citoneurin. Até o momento sem evolução. Gostaria de saber que alguém obteve sucesso...
Agradeço de puder compartilhar comentarios!Muito obrigada.

Reply
avatar
Juliana Rodrigues
admin
22 de dezembro de 2014 às 06:06 ×

Olá! Estou com um caso semelhante aos relatados, remoção de um dos dentes do Ciso exatamente 1 mês atás, que ocasionou parestesia na metada de lingua.
Estou há 1 mês nesta situação, apenas tomando Complexo B, conforme orientação do dentista, porém ainda não tive grandes melhoras. A sensação de mal estar inicial passou ou talvez já tenha me acustumado , mas a lingua permanece dormente, e sem sensação.
Estou começando a ficar preocupada...se alguém puder ajudar agradeço!

Reply
avatar
Juliana Rodrigues
admin
22 de dezembro de 2014 às 06:09 ×

Estou assim há 1 mês.... apenas complexo B, sem melhora....vc melhorou de Agosto p/ cá? Fez algum tratamento?

Reply
avatar
Juliana Rodrigues
admin
22 de dezembro de 2014 às 06:11 ×

Estou assim há 1 mês.... apenas complexo B, sem melhora....vc melhorou de Junho p/ cá? Fez algum tratamento?

Reply
avatar
Juliana Rodrigues
admin
22 de dezembro de 2014 às 06:13 ×

Estou assim há 1 mês.... apenas complexo B, sem melhora....Luis vc melhorou de Julho p/ cá? Fez algum tratamento?

Reply
avatar
22 de dezembro de 2014 às 13:16 ×

Boa noite
A recuperação é extremamente lenta e nunca é total pq houve uma lesão do sistema nervoso.
Eu já sinto o lábio, deixou de queixar, não dói. Só o que não melhorou foi os dentes que permanecem anestesiados é como se fosse uma prótese acho que os dentes não voltam mais o normal. Vou ter que me acostumar. Depois de 2 anos se não melhor aí procuro uma alternativa tipo canal nos dentes atingidos. Antes de 2 anos não aconselho nenhum tratamento pq é em vão. Não precisa mais nenhum medicamento depois de 3 meses.

Reply
avatar
Anônimo
admin
10 de janeiro de 2015 às 08:46 ×

Oi Edmar, oi pessoal.... também estou entrando pro time da parestesia, com a diferença de que ainda não fiz nenhuma cirurgia... o meu siso esta completamente incluso e emaranhado na terminação dos nervos... a dor chega a ser insuportável as vezes, dói toda a face do lado esquerdo, bochecha, olho, ouvido e sensação de dormência nos lábios e língua... só não perdi as sensações ainda. A minha duvida após ler estes comentários e se faço ou não a extração do siso, pelo que vi é certo que terei a parestesia pq na verdade ja estou tendo. Se eu não fizer a cirurgia quais os riscos de piorar ou chances de melhorar... sera q existe outra solucao alem da extração???

Reply
avatar
Anônimo
admin
10 de janeiro de 2015 às 08:48 ×

Oi Edmar, oi pessoal.... também estou entrando pro time da parestesia, com a diferença de que ainda não fiz nenhuma cirurgia... o meu siso esta completamente incluso e emaranhado na terminação dos nervos... a dor chega a ser insuportável as vezes, dói toda a face do lado esquerdo, bochecha, olho, ouvido e sensação de dormência nos lábios e língua... só não perdi as sensações ainda. A minha duvida após ler estes comentários e se faço ou não a extração do siso, pelo que vi é certo que terei a parestesia pq na verdade ja estou tendo. Se eu não fizer a cirurgia quais os riscos de piorar ou chances de melhorar... sera q existe outra solucao alem da extração???

Reply
avatar
10 de janeiro de 2015 às 10:18 ×

cuidado n entregue sua boca pra qlqr dentista procure um excelente cirurgião bucom axilo e pense umas trezentas vezes antes de mexer pq a sequela aí é quase 100% de certeza infelizmente. Melhor agir com sinceridade pra não ter decepção o q deveria fazer todos os dentistas

Reply
avatar
10 de janeiro de 2015 às 10:20 ×

Há uma grande probabilidade de paralisia facial o q é mais grave ainda vc não falou mas pelos sintomas tá parecendo dente superior e tá comprometendo boa parte do nervo trigemio

Reply
avatar
Unknown
admin
25 de janeiro de 2015 às 05:49 ×

em abril de 2014 fiz uma biopsia de lábio com Dr. Marcelo Menta para diagnosticar Síndrome de Sjogren ,desde então estou com os lábios amortecidos e queimam muito .Segundo ele a biopsia foi muito profunda e por isto a dormência . será que vai voltar ao normal ou tenho que procurar outros meios. O medico nem me avisou que isto iria acontecer o que acho uma falta de respeito com o paciente

Reply
avatar
Unknown
admin
25 de janeiro de 2015 às 05:56 ×

Em abril de 2014 fiz uma biopsia profunda de lábio para diagnosticar Síndrome de Sjogren com Dr. Marcelo Menta e desde então estou cm os lábios dormentes e queimando. O medico não me avisou que isto aconteceria ,não sei o que fazer e se vai voltar ao normal. Como se não bastasse o Sjogren ainda tenho que conviver com isto, Pode me dar sugestões de como proceder?

Reply
avatar
Unknown
admin
4 de fevereiro de 2015 às 06:44 ×

Juliana Rodrigues alguma melhora da ultima vês para cá !! Eu estou com o mesmo problema que você a 15 dias !!!

Reply
avatar
5 de fevereiro de 2015 às 20:02 ×

Edmar, tive o mesmo problema. Cpmo está sua recuperação? Já faz 10 anos e minha sensibilidade voltou, porém do lado esquerdo a sensibilidade é bem diferente.

Reply
avatar
6 de fevereiro de 2015 às 01:01 ×

Há 8 meses que estou com parestesia. Houve uma melhora de 90% da sensibilidade da pele do lábio e do queixo, porém os 4 dentes de baixo do lado da cirurgia estão anestesiados (isto incomoda muito) não dói. Mas não se sente os dentes dá uma impressão que os dentes são maiores que os outros vc perde a noção de espaço. É como se fosse um corpo estranho na boca.

Reply
avatar
Unknown
admin
6 de fevereiro de 2015 às 13:29 ×

Oi Edmar pude perceber que você é médico.
Tem 3 semanas q estoy com parestesia e é horrível... me ajuda por favor. .. como foi sua recuperação. .. com medicamentos?

Reply
avatar
7 de fevereiro de 2015 às 02:17 ×

Tenha paciência a melhora não depende de medicamentos é demorado. Eu ainda não fiquei bom mas já melhorei bastante, procure se adaptar a situação que vc se sente melhor.

Reply
avatar
Anônimo
admin
11 de fevereiro de 2015 às 09:17 ×

Dois anos atrás fiz um implante e o dentista disse que não precisaria tomar antibiótico. No dia que fiz o implante quando acabou a anestesia tomei um remédio para tirar a dor. A partir desse dia comecei a sentir dores fortíssimas e o dentista me receitava remédios mais fortes para dor. Estava desesperada e o procurei e ele estava viajando por tempo indeterminado. Procurei outros dentistas que não quiseram fazer nada, nem me receitar um antibiótico. Fui a uma médica que me receitou antibiótico e disse que procurasse outro dentista urgente. Fui a um dentista que me disse para continuar com o implante, mas me receitou outros medicamentos. Era uma dor insuportável. Até o dia que fiz uma tomografia e o dentista disse para retirar imediatamente o implante. Fiquei um mês muito mal mesmo. Depois, pensei que ia melhorar, mas continuei a sentir dormência, queimação, fisgadas na língua, e dor nos dentes. Passei esse tempo todo pensando que ia melhorar, tomei vitamina B1, mas não adiantou. Ocorreu o estiramento do nervo com ruptura. Ás vezes, fico muito triste, mas tenho muita fé em Deus e sei que vou suportar. Vou tentar laserterapia e acumpuntura para ver se alivia um pouco os sintomas. A todos digo que não percam a esperança, continuem a pensar só em coisas positivas. Fé em Deus e seguir sempre firme. Com certeza, adaptar à situação nos faz sentir bem melhor.

Reply
avatar
13 de fevereiro de 2015 às 11:54 ×

Mas para dar a paralisia facial a lesão teria q ser anterior as 5 ramificações do nervo facial.

Reply
avatar
Unknown
admin
18 de fevereiro de 2015 às 13:41 ×

Espero muito que um dia possamos ficar bom disso... boa sorte para você... Não esta sozinha nessa luta... Deus esta conosco

Reply
avatar
Unknown
admin
18 de fevereiro de 2015 às 16:05 ×

Espero muito que um dia possamos ficar bom disso... boa sorte para você... Não esta sozinha nessa luta... Deus esta conosco

Reply
avatar
Anônimo
admin
28 de fevereiro de 2015 às 16:13 ×

Essa história de implantes é um risco de 80% não dar certo. Muito risco de parestesia permanente. Por que não usar a velha e boa prótese(dentadura). Deveria ser proibido pela lei. Deveriam acabar com essa especialidade perigosa.

Reply
avatar
Anônimo
admin
28 de fevereiro de 2015 às 16:41 ×

Removi um siso inferior 1 mês atrás. De acordo com o raio-x, estava perigosamente próximo ao nervo. Lembro-me que fiquei com muito medo da infame parestesia. Esse inclusive foi um dos sites que consultei na época. No entanto, eu não tinha escolha: estava com infecções bacterianas mensais, todas iniciando exatamente onde o dente estava. Tive o mesmo problema muito tempo atrás com os dois sisos de cima, também retirados. Ao remover, as infecções desapareceram na época. A diferença é que os superiores estavam fáceis de tirar.
Pois bem, procurei o melhor dentista possível. Um japonês, das antigas, aqui em minha cidade. Taquei o terror nele mesmo, joguei pressão total sobre a parestesia. Ele me contou que nem dormiu de tão preocupado (nessas horas você vê que ainda existem profissionais da saúde que se preocupam com você).
A cirurgia foi difícil. Tenho uma sensibilidade aguçadíssima. Sem exagero, minha esposa contou 10 anestesias. Foi 1h e meia de muito esforço por parte do dentista. Incrivelmente, em menos de 1 hora, a anestesia passara. E felizmente, estava sentindo tudo, até demais (DOR).
O pós operatório foi complicado. Dor extrema, inchaço. Dificuldade motora ao falar. Felizmente, após mais de duas semanas de recuperação, deu tudo certo.
Digo tudo isso pois dificilmente alguém que teve uma cirurgia bem sucedida vai passar por aqui. Geralmente, só pessoas que estão procurando entender seus sintomas de parestesia. Então, sim, é possível que uma cirurgia complexa seja bem sucedida.
Finalizando, acho que no meu caso contou demais minha extrema sensibilidade sensorial. Um neurologista meu já havia levantado a hipótese. Sinto dor muito mais intensamente que a média. Em compensação, a sensibilidade do nervo mandibular, se é que foi afetada, retornou rapidamente.
Boa sorte a todos

Ass: Auditor

Reply
avatar
Anônimo
admin
9 de março de 2015 às 12:56 ×

Boa tarde!! Meu nome é Vanessa, sou de Campinas/SP.
Bom, eu fiz a cirurgia p extrair os cisos tmb, 1ª em janeiro, e a segunda dia 23/02/15, e ao contrário do depoimento da maioria, meu dentista me alertou para o risco da parestesia, por conta da posição dos dentes de baixo. A primeira cirurgia demorou uns 35 minutos p extrair o de baixo, recuperação super rápida. Já a segunda cirurgia p extrair o segundo ciso de baixo demorou quase 2 horas, e quase no final, precisei de mais uma anestesia, e senti uma dor na picada, q p mim não foi normal. Bom, passado o efeito da anestesia, senti q o queixo estava diferente, sem sensibilidade ao toque das mãos. Como ainda tava no segundo dia da cirurgia, resolvi esperar. Hj é dia 09/03 e meu queixo está praticamente normal, sensibilidade voltou. Nem deu tempo de ir ao dentista p relatar o problema. Então tenham esperança. Ótima sorte!!!

Reply
avatar
Anônimo
admin
9 de março de 2015 às 13:27 ×

Gente é a Vanessa de Campinas/Sp...esqueci de relatar:
tmb senti o queixo queimar, lábio com sensação de mega ressecado e rachado: usei pomada Bepantol Derma (sim, pomada de assadura) 3 vezes ao dia no lábio, tirava a sensação horrível, é super hidratante , recomendo. Não tive parestesia na lingua, mas sentia muita dor por baixo da lingua quando movimentava a lingua para limpar os dentes, p exemplo. Tmb senti várias pontadas no local da cirurgia. Dormi com almofadas nas costas numa posição quase sentada por uns 5 dias p evitar dores a noite. Fiz muito gelo todos os dias, várias vezes p dia p evitar maior inchaço e sangramento.

Reply
avatar
Anônimo
admin
9 de março de 2015 às 13:34 ×

Passei a pomada Bepantol no queixo tmb.....aliviava muito, gente. Façam o teste e comprovem

Reply
avatar
Anônimo
admin
31 de março de 2015 às 16:12 ×

Não ia comentar meu caso, mas percebo que há pessoas bem desesperadas aqui e talvez ajude comentando. Fiz vários implantes ao longo dos anos e nunca aconteceu nada de anormal, mas agora, há um mês, fiz dois últimos dentes que faltavam. Deu parestesia e ainda estou com ela. Um grande risco de parestesia num primeiro momento é que tem uma salivação excessiva noturna e como você não a percebe, deve dormir com mais travesseiros e segundo é morder o lábio. Arranquei um pedaço grandinho do lábio se perceber e depois para cicatrisasr é bem demorado e incomodo, então todo cuidado é pouco para comer. Bem , paciência, é a palavra chave. Não há milagres e o dentista vai orientar o tratamento a ser seguido. O meu dentista é considerado um dos melhores em implantes, então, não foi imperícia, foi acidente mesmo. As sensações já voltaram em 80 por cento neste período de um mês. Quando você começa a perceber uma grande melhora, também começa a sentir muito desconforto, afinal o local estava insensível e volta a sentir. queimações e leves dores são frequentes, mas como percebo melhoras todos os dias, suporto bem. Para mim não funcionou a estimulação com lazer, pelo contrario, inchava muito quando fazia então interrompi. Tomei corticoides capsula por sete dias seguidos junto com antibióticos. Precaução necessária uma vez que não conseguimos fazer uma boa higiene do local. Acredito que no ritmo de minha recuperação, daqui a um mês estarei totalmente bom, assim espero. Tomara que eu tenha ajudado.

Reply
avatar
Unknown
admin
5 de abril de 2015 às 19:36 ×

Tenho parestesia no lado direito da língua a 4 anos e 4 meses, depois de uma extração do siso.
Em alguns momentos nem me lembro que tenho parestesia mas, em algumas situações ainda sinto minha língua formigar.
Gostaria de saber, mesmo depois tanto tempo, se a laserterapia ajudaria no meu caso. Muito obrigada!

Reply
avatar
Unknown
admin
5 de abril de 2015 às 19:37 ×

Tenho parestesia no lado direito da língua a 4 anos e 4 meses, depois de uma extração do siso.
Em alguns momentos nem me lembro que tenho parestesia mas, em algumas situações ainda sinto minha língua formigar.
Gostaria de saber, mesmo depois tanto tempo, se a laserterapia ajudaria no meu caso. Muito obrigada!

Reply
avatar
Celina
admin
16 de abril de 2015 às 22:14 ×

Meu Deus estou assustada com tudo que li! Fui ao dentista hoje e ele me avisou sobre o risco da parestesia pq as raízes do meu dente tem contato com o nervo, mas disse tb que pode ser uma sobreposição de imagem, enfim, falou do risco que corro e ao mesmo tempo disse que seria apenas uma pequena perda de sensibilidade do lábio inferior e que em seis meses no mínimo voltaria ao normal. Até marquei a cirurgia, mas depois de ler os depoimentos acho que vou esperar. Vou seguir o conselho de muitos de vcs, pensar 1000 vezes antes, apesar que do jeito que está meu siso corro um grande risco de infecção, pois a higienização é bem difícil. Já estou perdemdo o sono com essa história, boa sorte para nós!!

Reply
avatar
Unknown
admin
18 de abril de 2015 às 20:44 ×

É DE SE ASSUSTAR POIS EU TENHO 14 anos que não vivo. sinto dor nos dentes ,ouvido,na língua e muita dor de cabeça ...Isso é dia e noite.. já busquei ajuda de todos os especialista mas parece que ninguém sabe sobre dar um diagnostico.. eu fico desesperada. com tanta tecnologia e médico não sabe ...

Reply
avatar
Unknown
admin
18 de abril de 2015 às 20:45 ×

É DE SE ASSUSTAR POIS EU TENHO 14 anos que não vivo. sinto dor nos dentes ,ouvido,na língua e muita dor de cabeça ...Isso é dia e noite.. já busquei ajuda de todos os especialista mas parece que ninguém sabe sobre dar um diagnostico.. eu fico desesperada. com tanta tecnologia e médico não sabe ...

Reply
avatar
Unknown
admin
18 de abril de 2015 às 20:45 ×

Eu extrai um dente ciso em 2001 e ate hoje acada dia fica pior é uma dor insuportável. fizeram canal usei aparelho ,extrairão dentes. Já procurei vários especialista em neurologia, especialista em dor facial e nada de melhorar. remédio já não sei a quantidade que já tomei .Sinto a língua dormente e dói. ouvido,os dentes. e minha cabeça dói ....Isso é dia e noite...Se um medico tiver conhecimento nessa aria e puder me ajudar eu ficarei grata...Pois a 14 anos que não vivo só sentindo dor.

Reply
avatar
Unknown
admin
18 de abril de 2015 às 20:45 ×

Eu extrai um dente ciso em 2001 e ate hoje acada dia fica pior é uma dor insuportável. fizeram canal usei aparelho ,extrairão dentes. Já procurei vários especialista em neurologia, especialista em dor facial e nada de melhorar. remédio já não sei a quantidade que já tomei .Sinto a língua dormente e dói. ouvido,os dentes. e minha cabeça dói ....Isso é dia e noite...Se um medico tiver conhecimento nessa aria e puder me ajudar eu ficarei grata...Pois a 14 anos que não vivo só sentindo dor.

Reply
avatar
Tiago
admin
22 de abril de 2015 às 22:16 ×

Tbm estou nesse time a 7 meses, e estou confiante e esperançoso ainda, pois tenho muita fé, e aconselho a todos que tenham tbm, pq realmente é desagradável vc voltar ao dentista ou ir ao um especialista e voltar sem respostas concretas. Deus não nos da fardos maiores que não possamos carregar. Por isso tenham fé.
Abraços.

Reply
avatar
Unknown
admin
23 de abril de 2015 às 16:31 ×

Ola amigos.. Pelo que ei estou vendo as pessoas tem parestesia apos uma operação ou exrrassao do siso..
No meu caso estava com dor no dente inferior comecei Tomar nimesulida , no segundo dia de dores Pareceu a parestesia.. Fui ao dentista fiz o procedimento do cabala anestesia do canal passou apos algumas horas ,mas a parestesia não!!!
Estou super assustada desse dano ser permanente!! Isso faz 1 dia e não sinto meu queixo e meus labios e gengiva do lado direito!!
Seria melhor já tomar esses redoos que vcs estão tomando??
Socorro!!!

Reply
avatar
Unknown
admin
23 de abril de 2015 às 16:34 ×

Ola amigos.. Pelo que ei estou vendo as pessoas tem parestesia apos uma operação ou extração do siso..
No meu caso estava com dor no dente inferior comecei Tomar nimesulida , no segundo dia de dores,apareceu a parestesia.. Fui ao dentista fiz o procedimento do canal.. A anestesia do canal passou apos algumas horas ,mas a parestesia não!!!
Estou super assustada desse dano ser permanente!! Isso faz 1 dia e não sinto meu queixo e meus labios e gengiva do lado direito!!
Seria melhor já tomar esses remedios que vcs estão tomando??
Socorro!!!

Reply
avatar
elias
admin
25 de abril de 2015 às 19:36 × Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
elias
admin
25 de abril de 2015 às 19:43 ×

Ola amigos , Infelizmente tambem estou com parastesia não conhecia isso e estou sofrendo muito tive uma consulta 17/04 fiz tratamento de canal e estou tomando os remedios indicados e vou tentar tomar vitamina b1 para ver se melhora
sinto meus labios anestesiados e meus dentes da frente ardendo nossa e muito ruim.

Reply
avatar
Anônimo
admin
25 de abril de 2015 às 23:35 ×

Ola pessoal, retirei o ciso na ultima quarta-feira 22/04 e hj domingo começou a melhorar foi-me indicado vitaminas do complexo B tomei 1 e ja senti melhoras no fim da noite. Nao conseguia nem falar direito a boca nao abria o bastante e tambem nao conseguia fwchar direito, mas agr sinto ate os dentes se encontrando uma maravilha isso. Abraço melhoras a todos.

Reply
avatar
Anônimo
admin
28 de abril de 2015 às 06:39 ×

Eu também fiquei com parestesia após a cirurgia de um siso inferior esquerdo. O curioso é que eu já havia me submetido à cirurgia do siso direito inferior e não aconteceu nada; inclusive o dente saiu inteiro. Os dois estavam na mesma posição - atravessados, e os dois dentistas são cirurgiões formados.O siso esquerdo foi retirado aos pedaços e com muita anestesia. Após a cirurgia o cirurgião me disse que eu poderia ficar com dormência passageira, mas isso não aconteceu. A sensação constante é de formigamento e insensibilidade, e isso já dura anos. É simplesmente horrível. Até me esqueci a data em que ocorreu. Na época em que tudo aconteceu procurei várias formas de tratamento sem sucesso. Lembro-me que vi o nome de um medicamento homeopático - hypericum perforatum 30ch. Anotei a fórmula e na farmácia fizeram para mim, mas não deu nenhum resultado. Depois descobri o mesmo medicamento em lojas de produtos naturais e comprei, mas em comprimidos. O que notei é que ao tomar à noite eu dormia melhor, ou seja, funciona como um antidepressivo. É isso. O que os cirurgiões deveriam fazer é avisar aos pacientes sobre essa possibilidade para que possam optar pela cirurgia ou não, ou procurar outros cirurgiões... Mas sei de pessoas que tiraram esses dentes sem nenhuma lesão. É questão de sorte? De idade? Meu neto retirou os quatro dentes e nem precisou de anti inflamatório e nem inchou. Já faz tempo que passei a usar manteiga de cacau para que os lábios fiquem lubrificados, e assim a sensação é menor. Uso também Bepantol Derma Regenerador Labial. E não fico sem batom, mesmo que seja incolor. É isso. Boa sorte a todos nós que teremos esse problema pela vida a fora.

Reply
avatar
Anônimo
admin
7 de maio de 2015 às 19:00 ×

Fiz a cirurgia para a extração de dois sisos há quase um ano... e ocorreu a parestesia do lado esquerdo do lábio inferior e do queixo
sinto formigamentos.um peso inexplicável nessa área e fora que mordo meus lábios interiormente sensação de frio e calor... me disseram que isso é bom. . Sinal que está voltando, meu cirurgião me explicou tudo.antes da cirurgia mas seria inevitável não faze-la. Mais a sensação é horrível. E não posso tomar nenhuma medicação pois estou grávida. ...a solução é esperar e ver se algum dia passa. ...

Reply
avatar
rafa
admin
15 de maio de 2015 às 06:51 ×

Extrai o siso 1 semana atrás, dia 08/05/2015 e estou com parestesia na metade da língua, o dentista me avisou do risco e eu arrisquei, ele foi muito atencioso e me orientou a começar imediatamente com a laserterapia com outra profissional.
comecei hoje a terapia com o laser e ontem tomei a primeira vitamina.
é angustiante e desconfortável,realmente.

Por ser recente estou tomando antibióticos, e fazendo a terapia com o laser e vitamina B1. Vou dividindo a experiencia aqui no blog.

Reply
avatar
rafa
admin
15 de maio de 2015 às 07:40 ×

http://www.abomg.org.br/noticia.aspx?ID_NOT=61

Deem uma olhada

Reply
avatar
Anônimo
admin
22 de maio de 2015 às 11:02 ×

OLÁ!! FIZ UMA CIRURGIA DO SISO TEM MAIS DE 04 ANOS, NO INICIO NÃO SENTIA NADA DO LADO DIREITO DA LÍNGUA, APÓS UM TEMPO VOLTOU UNS 50% DA SENSIBILIDADE, MAS AINDA SOFRO MUITO COM ISSO, É MUITO RUIM ESSE FORMIGAMENTO SEM CONTAR QUE VIVO MORDENDO A LÍNGUA E COMO CONSEQUÊNCIA INFECCIONA GARGANTA, OUVIDO E ATÉ O OLHO DO LADO DIREITO SINTO DOR, NO INICIO FIZ TRATAMENTO COM VITAMINA C MAIS COMPLEXO B, SENTI UMA PEQUENA DIFERENÇA. EU TENTO NÃO ENTRAR EM PÂNICO, MAS E COMPLICADO VIVER COM ISSO.

Reply
avatar
Unknown
admin
26 de maio de 2015 às 19:21 ×

LELO na USP, cuidam dessa área lá.

Reply
avatar
Juliana Rodrigues
admin
2 de julho de 2015 às 06:00 ×

Dificil mesmo, mesma situação... :(

Reply
avatar
Juliana Rodrigues
admin
2 de julho de 2015 às 06:08 ×

Felipe de lá pra cá continuei a tomar Complexo B e fiz algumas sessões de Laser, mas a melhora não foi tão grande assim....melhora na hora, pois estimula o local, o nervo, mas depois volta o formigamento e a falta de sensibilidade, passado ja mais de 6 meses, acho que já estou acustumada então, tem horas que nem lembro, outras dependendo do que como, se for mto temperado, mto ácido, etc parece que formiga mais, arde, repuxa...enfim, pelos relatos que já vi e opiniões de outros dentistas, realmente é questão de tempo, organismo...mas recuperação total, acho bem dificil, já estou me acustumando com a idéia e tento não pensar mto nisso! :(
Boa sorte p/ nós!

Reply
avatar
Juliana Rodrigues
admin
2 de julho de 2015 às 06:10 ×

Luis Henrique, alguma melhora?

Reply
avatar
Juliana Rodrigues
admin
2 de julho de 2015 às 06:12 ×

Juliana, alguma melhora? Estou há 7 meses assim, com Complexo B e algumas sessões de Laser, mas até o momento, nada.... já estou acustumando com essa sensação e com a idéia de que não vai voltar ao normal..... :(

Reply
avatar
Juliana Rodrigues
admin
2 de julho de 2015 às 06:14 ×

Luis Henrique, alguma melhora? Estou há 7 meses assim, com Complexo B e algumas sessões de Laser, mas até o momento, nada.... já estou acustumando com essa sensação e com a idéia de que não vai voltar ao normal..... :(

Reply
avatar
Juliana Rodrigues
admin
2 de julho de 2015 às 06:15 ×

Alguma melhora? Estou há 7 meses assim, com Complexo B e algumas sessões de Laser, mas até o momento, nada.... já estou acustumando com essa sensação e com a idéia de que não vai voltar ao normal..... :(

Reply
avatar
Ca
admin
11 de julho de 2015 às 09:47 ×

Boa tarde,
já recuperou da parestesia?

Reply
avatar
Anônimo
admin
19 de julho de 2015 às 05:38 ×

Pessoal, fiz implante dentário há 1 mes fiquei com parestesia na mandíbula e lábio inferior, e agora apresentou um processo in flamatório, o dentista iniciou um tratamento com antibiótico tópico. Será que o procedimento está correto? Estou apavorada, pois perdí a sensibilidade pra comer e outras coisas.

Reply
avatar
Anônimo
admin
22 de julho de 2015 às 23:14 ×

Irei deixar meu depoimento, pois dependi muito dos comentários para saber lidar e se acalmar sobre a parestesia. Arranquei o dente do siso do lado direito na parte inferior, fiquei com parestesia e tive sorte que meu dentista foi super atencioso comigo, que acompanhou meu caso até ter melhoras. Fui recomendado a tomar Citoneurim, tomei em um mês e senti que a minha boca melhorou 90%. Mas caso não houvesse melhoras, meu dentista iria me indicar um tratamento a laser com um especialista muito bom, aonde obtém o resultado em 25 dias. Graças a Deus, não foi preciso.
Só uma dica, se está sentindo formigamento e queimação é um bom sinal, significa que a anestesia está passando. No entanto, nunca deixe de consultar seu dentista e deixa-lo a par de tudo, se houve melhoras ou não.

Reply
avatar
Anônimo
admin
26 de julho de 2015 às 08:45 ×

Faz 75 dias que estou com parestesia. Fiz tres implantes e na colocacao de 1 dos pinos o dentista pegou o nervo, nao sei se rompeu, estou com os 3 dentes ao lado do impante duros,repuxando metade do labio esquerdo + metade do queixo adormecido, formigando e queimando o tempo todo. tudo irradia para esses 3 dentes. Ja fiz 12 sessoes de lazer, ja tomei citoneurim estou tomando etna e nada resolve. minha ultima esperanca e a acupuntura que vou comecar esta semana. Os sintomas sao horriveis, só quem sente sabe. Tenho reacao se tomar coisa fria parece gela tudo ao lado do dente. Sera que posso ter esperanca ainda. os sintomas parecem que melhoram mas derrepente volta tudo e um martirio. Se alguem tiver alguma novidade sobre o assunto por favor me avisse. meu watt zapp e 16 981984310.

Reply
avatar
Unknown
admin
18 de agosto de 2015 às 10:06 ×

Aconteceu comigo há 2 semanas após a extração do siso inferior direito. Estou tomando complexo B desde então e sinto alguns sinais de melhora, o formigamento intenso da primeira semana passou, o que sinto agora é uma leve dormência e uma sensação de língua salgada, antes não sentia nada a estímulos de dor, agora consigo sentir dor ao morder a língua, a sensibilidade voltou na parte do fundo, e sinto sutilmente o gelo. Enfim, acho que estou me recuperando, sinto que já avancei uns 30% durante essas duas semanas e espero que continue assim. Meu conselho para quem também está passando por isso, é que mantenham a calma e acreditem que vai melhorar. Os comentários e artigos da internet assustam, sei que em algumas pessoas é uma condição permanente, mas prefiro comemorar as pequenas melhoras e acreditar que vai passar. Se ocorrer o pior também não será o fim do mundo, pois nossa capacidade de adaptação é imensa e teremos uma vida normal! Fiquem com Deus e mantenham a calma!

Reply
avatar
19 de agosto de 2015 às 06:56 ×

Você fez ressonância em qual parte? Na lingua ou a rm do cranio já aponta? Estou com parestesia desde mar/14. Qual seu prognóstico? Poderia indicar seu neuro? Obrigada

Reply
avatar
Anônimo
admin
26 de agosto de 2015 às 22:24 ×

Vc precisa de medicação pra nervo trigêmeo! Procure um neuro ele vai passar Tegretol e Amitryl. Além disso eu tomaria etna para ajudar na recuperação do nervo e reze para que ele se recupere ninguém merece essa dor!

Reply
avatar
diogo
admin
11 de setembro de 2015 às 11:56 ×

arranquei meu siso a um dia ,e fiquei com metade da lingua prenudicada não sinto mais, o nervo veio junto com o dente :(

Reply
avatar
Unknown
admin
18 de setembro de 2015 às 06:29 ×

Olas aconteceu CMG ontem após a cirurgia senti a parestesia do queixo e lábio inferior. Fui prática e tomei uma injeção de 5000 MG de citroneurim e fiz laser... Meu casamento é daqui a 3 meses não durmi e não como. Mas estou confiante em deus

Reply
avatar
Anônimo
admin
20 de setembro de 2015 às 10:29 ×

Ainda estou com parestesia.
Escrevi no site em 26 julho.
E dificil o tempo passa e a melhora nao vem?
16 981984310 watt zapp

Reply
avatar
Unknown
admin
23 de setembro de 2015 às 10:08 ×

cama! fiquei sabendo de pessoas que voltaram com 3 meses, nao se desespere, vai voltar, deus nao desampara seus filhos. não é uma condicao tao grave assim..

Reply
avatar
Unknown
admin
23 de setembro de 2015 às 10:09 ×

cama! fiquei sabendo de pessoas que voltaram com 3 meses, nao se desespere, vai voltar, deus nao desampara seus filhos. não é uma condicao tao grave assim..

Reply
avatar
Anônimo
admin
26 de setembro de 2015 às 04:41 ×

Não tenho parestesia nem nenhum dos seus sintomas, mas ao fazer uma radigrafia para retirada do siso inferior, fui informada por minha dentista de que corro risco de ficar com parestesia devido a aproximação do nervo ao dente. Estou sem coragem de extraí-lo, embora precise muito tirá-lo.

Reply
avatar
Unknown
admin
29 de setembro de 2015 às 12:30 ×

Olha se eu fosse VC não tirava não. Só se ele infeccionar

Reply
avatar
Unknown
admin
29 de setembro de 2015 às 12:30 ×

Olha se eu fosse VC não tirava não. Só se ele infeccionar

Reply
avatar
Unknown
admin
11 de outubro de 2015 às 12:25 ×

https://m.facebook.com/profile.php?id=1518959904983329 acessem o face vamos trocar idéias sobre a parestesia pós extração de siso

Reply
avatar
Unknown
admin
11 de outubro de 2015 às 12:25 ×

https://m.facebook.com/profile.php?id=1518959904983329 acessem o face vamos trocar idéias sobre a parestesia pós extração de siso

Reply
avatar
Unknown
admin
21 de outubro de 2015 às 18:52 ×

Fiz um implante e assim que acabou o prefeito da anestesia, tive dores horríveis. Dois dias depois tive que retira-lo. Desde então meu queixo e labio inferior estão sem sensibilidade, arde, formiga e coça. Alem disso sinto pressão nos dentes. Muito dolorosa essa situação. Ainda não fiz nenhum tratamento. Hoje saiu o resultado da tomografia. O nervo foi lesionado.

Reply
avatar
Anônimo
admin
24 de outubro de 2015 às 16:08 ×

Oi Isaura, escrevi no site, estou com parestesia a quase 6 meses após colocar 3 implantes.
Ja fiz tudo, medicamentos, faço lazer, fiz acupuntura e nada de melhorar.
Metade do labio esquerdo, metade do queixo e lingua queima.
Tb ja fiz tomografia, ja tirei o pino do implante que atingiu o nervo.
Se vc tiver watt zap deixe no site pra gente trocar ideias.
16 981984310.
Roberto.

Reply
avatar
Unknown
admin
27 de outubro de 2015 às 08:42 ×

Fiz a cirurgia para reparo do nervo e o resultado foi ótimo! Não foi 100% mas foi melhor do que o esperado!

A cirurgia é muito chata! Mas aconselho

Reply
avatar
Roberto
admin
3 de novembro de 2015 às 06:01 ×

0i juliana.aonde vc fez essa cirurgia?
Sua parestesia era no nervo alveolar, estou faz 6 meses apos implantes, sinto muita queimacao, no labio, quixo e lingua, pela tomografia acho que e permanente, pois o pino atingiu o nervo, nao sei se rompeu. Estou sofrendo muito. Vou processar o dentista.
No aguardo. Roberto zapp 16 981984310.

Reply
avatar
Roberto
admin
3 de novembro de 2015 às 06:40 ×

Juliana, por favor onde vc fez esta cirurgia.
Vc pode entrar em contato comigo?
Zapp 16 981984310.
A sua parestesia era permanente?

Reply
avatar
Cris
admin
3 de novembro de 2015 às 10:01 ×

Vou deixar meu comentário aqui para tentar ajudar vocês...Sou dentista e após fazer um extração de um sido incluso com um parente,além de ter dado uma parestesia que pegou toda minha bochecha,ainda tive uma fratura no ângulo da mandíbula e tive que ser operada 2 semanas após a extracao...Tive que encarar 2 edemas Pos cirúrgicos em um intervalo pequeno...A parestesia está diminuindo após a regressão do edema...agora está na região do lábio inferior e um pouco na bochecha...É necessário saber ao certo o grau de comprometimento do nervo alveolar inferior...Meu caso foi muito complicado mas mesmo assim está regredindo...Faço estímulos diariamente em casa com um massageador muito bom(estimula bastante )Ajuda tb citoneurin uma semana diária é outra não...Na maioria dos casos é reversível,mas é necessário estimulos constantes na região...

Reply
avatar
Unknown
admin
9 de novembro de 2015 às 22:24 ×

Olá, meu nome é Rafael vejo que todos aqui tiveram parestesia após alguma cirurgia. No meu caso, veio do nada!!! Não fiz nenhuma cirurgia, implante nem nada. Estou assim a 2 semanas, com dormência na ponta direita da língua, na parte direita do queixo, na parte direita da face e principalmente no lábio inferior direito. Achei muito estranho, e forçando a memória me lembro de ter mordido o labio, a exatas 2 semanas enquanto comia, sangrou bastante até . no outro dia tinha uma pequena bolha, que sumiu rápido, e aí veio a parestesia. Alguém aí tem alguma ideia do que seria isso? Seria mesmo por causa deste corte? Pode ser que ao morder o lábio eu tenha cortado algum nervo? Se alguém puder me ajudar eu agradeceria muito, porque ao começar a pesquisar sobre isso , me assustei um pouco com as causas de doenças graves, câncer e etc... Obrigado.

Reply
avatar
Cris
admin
11 de novembro de 2015 às 09:30 ×

Boa tarde Rafael...Primeiramente você tem que passar no dentista para poder fazer o pedido de um raio x panorâmico e ver a causa...Pode ser alguma lesão próxima ao canal do nervo(nesse caso o lingual) devido ao trauma...não necessariamente a parestesia aparece após alguma cirurgia...Qq patologia na boca como cistos ou tumores podem ocasionar esse tipo de sequela...O diagnóstico vai ser importante para poder iniciar um tratamento corretamente e tratar a causa...

Reply
avatar
13 de novembro de 2015 às 05:03 ×

Estou em um impasse entre tirar os cisos para colocar aparelho melhorando a estética e correr o risco de parestesia ou ficar de boa com os dentes um pouco tortos e sem correr riscos... lembrando que eu já tive parestesia durante alguns meses após ter feito um canal no 3º molar,

Reply
avatar
Unknown
admin
20 de novembro de 2015 às 07:45 ×

Fiz dois implantes um superior e outro inferior,ambos lado direito, hoje apos (4) quatro anos de sofrimento,mordendo na língua, preciso de algum medicamento que curem estas feridas,peço alguém um nome desse medicamento .- ismar-

Reply
avatar
Unknown
admin
20 de novembro de 2015 às 07:50 ×

Fiz dois implantes um superior e outro inferior,ambos lado direito, hoje apos (4) quatro anos de sofrimento,mordendo na língua, preciso de algum medicamento que curem estas feridas,peço alguém um nome desse medicamento .- ismar-

Reply
avatar
Unknown
admin
20 de novembro de 2015 às 07:54 ×

Espero uma ajuda de um especialista, sobre implante mau feito, que virou mordida cruzada,hoje sofro com mordidas na língua, e preciso de algum medicamento pra curar estas feridas provocadas pela mordida.-ismar

Reply
avatar
Unknown
admin
20 de novembro de 2015 às 07:55 ×

Espero uma ajuda de um especialista, sobre implante mau feito, que virou mordida cruzada,hoje sofro com mordidas na língua, e preciso de algum medicamento pra curar estas feridas provocadas pela mordida.-ismar

Reply
avatar
Unknown
admin
20 de novembro de 2015 às 17:16 ×

Nossa, sinto a msm coisa, estou muito irrita...meu dentista não está dando muito atenção. Estou fazendo acupuntura,mas não senti melhora ainda.

Reply
avatar
Unknown
admin
21 de novembro de 2015 às 07:08 ×

alguém sente a bochecha inchada o tempo todo? não li nenhum relato sobre isso,porém,é o que mais me incomoda,além da sensação de choque quando encosto.Sinto a bochecha encostar nos dentes o tempo todo. Muito ruim.Extrai o siso há cinco meses e não houve nenhuma melhora. :(

Reply
avatar
Anônimo
admin
21 de novembro de 2015 às 18:03 ×

Unknown me adiciona no se watt zap 16 981984310, para trocarmos ideias.

Reply
avatar
Josue
admin
26 de novembro de 2015 às 08:18 ×

Coronectomia pode ser uma solução, remover a coroa do siso (parte superior) e deixar as raizes. O seu problema parece ser de cunho infeccioso associado ao siso.

Reply
avatar
Anônimo
admin
26 de novembro de 2015 às 14:46 ×

Nossa fiz a extração de dois sisos de uma vez, na hora da anestesia senti uma fisgada e depois da cirurgia não sinto o lábio inferior e o queixo,minha dentista aconselhou a tomar complexo b e laser...ela se mostra bem atenciosa, mas isso tem uma semana....vi os comentários e me apavorei, tem pessoas a anos assim...meu Deus isso é desesperador, formiga o tempo todo e a sensação é a pior possível!!!

Reply
avatar
Cris
admin
9 de dezembro de 2015 às 11:57 ×

É desesperador mas melhora sim...Eu mesma fiz 3 cirurgias...uma da extração do siso,outra para uma fratura na mandibula após extrair o siso,e outra para retirar a plaquinha...No começo senti uma total parestesia na região do queixo e lábios inferiores...Já se passaram 3 meses e estou me recuperando bem...A parestesia está agora localizada em uma parte bem pequena do queixo inferior,onde está o edema residual,e isso vai desaparecendo...Se vc sente coceiras na região,sente sintomas instáveis como formigamento e fisgadas é um bom sinal...Qdo o nervo é seccionado esses sintomas não existem...

Reply
avatar
Anônimo
admin
14 de dezembro de 2015 às 09:42 ×

Após retirada do siso inferior semi incluso, tenho essa sensação de parestesia na língua..... retornei ao dentista que fez a minha cirurgia e ele receitou o remédio ETNA por 40 dias (2 comprimidos ao dia), após isso procurei um neurologista especialista em dor e este me receitou TIAMINA (2 compridos ao dia) e PREGABALINA (1 comprimido ao dia) por 15 dias, retornei no neurologista e ele passou uma dose maior da PREGABALINA. Já fazem 4 meses da cirurgia, estou tomando estes remédios desde então e ainda não obtive melhora significativa. Gostaria de saber se alguém tem algum médico para indicar e com qual tipo de profissional devo tratar.

Reply
avatar
15 de dezembro de 2015 às 10:05 ×

Boa tarde. Meu amigo sinto muito te informar mas qualquer tratamento que vc fizer não vai adiantar de nada. Tenho parestesia há 1 ano e 2 meses. Sou médico já estudei bastante sobre o assunto e tudo é balela. As lesões neurológicas são irreversíveis quando há secção do nervo. Se não houver ruptura neural vai recuperar sozinho do mesmo jeito com o tempo em menos de 1 ano. Vc já viu um paciente ficar totalmente recuperado de um AVC?? . Então é levantar a cabeça e fortalecer o psicológico com o tempo vc se acostuma tem época que passo dias que nem lembro que tenho parestesia. Não der muito valor ao assunto e nem fique gastando dinheiro a toa com esses médicos que não resolvem p(...) nenhuma. Feliz natal

Reply
avatar
Roberto
admin
16 de dezembro de 2015 às 08:33 ×

Boa tarde Edmar, meu nome e Roberto ja li varios comentarios seu no site, como tb já deixei varios meus.
Tenho parestesia a 7 meses após colocar implantes depois de todo esse tempo ela esta mais localizada na metade do labio esquerdo e um pouco no queixo, no começo era uma queimacao insuportavel, ah e 3 dentes ao lado do implante continuam duros, isso já faz 7 meses, pela sua experiencia vc acha que ainda pode sumir ou não.
Se vc tiver watt zapp me adiciona 16 981984310.

Reply
avatar
josé
admin
17 de dezembro de 2015 às 04:40 ×

Extrai um dente inferior( não é o siso) a uns 4 meses e sinto parestesia no lábio inferior direito, sendo que foi atingido o nervo alveolar inferior por uma carnicenta de uma dentista. tomei complexo b e citoneurim por indicação de uma neurologista, estou fazendo seção de laser na policlínica de Uberaba e seções de reiki, mas acho que não melhorou. Ja acionei o conbselho de odontologia pois o desgaste emocional é muito grande. Os dentistas deveriam ter mais responsabilidade antes de causar um transtorno deste para as pessoas.

Reply
avatar
Bel
admin
21 de dezembro de 2015 às 10:12 ×

Tb tenho parestesia no labio inferior a um ano e meio. queima o tempo todo, formiga, é horrivel, pos cirurgia ortognatica. Estou sem esperanças.

Reply
avatar
Bel
admin
21 de dezembro de 2015 às 10:19 ×

oi Juliana, sua parestesia era de que? cirurgia ortognatica? qual foi o medico? nos ajude por favor....

Reply
avatar
Unknown
admin
22 de dezembro de 2015 às 07:20 ×

Ola gente meu nome é Juarez...fiz implantes na parte inferior no di 4 de Dezembro de 2015 e fui "felicitado" com a ocorrência de parestesia do queixo para o lado direito , alem do labio inferior e claramente fiquei apavorado quando li tantos relatos com os mesmos sintomas , Pedi firmemente a Deus com humildade por melhoras conforme sua vontade e hoje apos 18 dias fiu felicitado com exelente melhora agradeço a Deus por me encaminhar tamanha benção!!!.....digo a voçês que passam por esse problema , peçam a Deus que encaminhe as coisas , que ele abençoe os profissionais envolvidos na recuperação e os use trazendo o tratamento eficaz . Nao devemos easquecer: Deus tambem usa o homen para fazer sua obra . Ficar depressivo....amaldiçoar o dentista....xingar....nao resolve nada , pode ter certaza!! FIQUEM COM DEUS. OTIMO NATAL A TODOS . VOLTO A POSTAR MAIS MELHORAS !! Abraço a todos....

Reply
avatar
Unknown
admin
22 de dezembro de 2015 às 07:22 ×

Ola gente meu nome é Juarez...fiz implantes na parte inferior no di 4 de Dezembro de 2015 e fui "felicitado" com a ocorrência de parestesia do queixo para o lado direito , alem do labio inferior e claramente fiquei apavorado quando li tantos relatos com os mesmos sintomas , Pedi firmemente a Deus com humildade por melhoras conforme sua vontade e hoje apos 18 dias fiu felicitado com exelente melhora agradeço a Deus por me encaminhar tamanha benção!!!.....digo a voçês que passam por esse problema , peçam a Deus que encaminhe as coisas , que ele abençoe os profissionais envolvidos na recuperação e os use trazendo o tratamento eficaz . Nao devemos easquecer: Deus tambem usa o homen para fazer sua obra . Ficar depressivo....amaldiçoar o dentista....xingar....nao resolve nada , pode ter certaza!! FIQUEM COM DEUS. OTIMO NATAL A TODOS . VOLTO A POSTAR MAIS MELHORAS !! Abraço a todos....

Reply
avatar
Roberto
admin
22 de dezembro de 2015 às 07:45 ×

Unknown boa tarde, eu sei o que é isso.
Temos um grupo no watt zapp chama nai parestesia.
O Dr Edmar como administrador se vc quiser ele adiciona vc 83 99810578 ou 21 999658889.
Conversamos tudo sobre parestesia.
Abraço. Roberto.

Reply
avatar
Unknown
admin
24 de dezembro de 2015 às 01:01 ×

Olha amigo eu tambem estou passando por isso, e pelo que vi e senti ate agora formigar e bom sinal , no meu caso que foiem implante, ate uns 15 dias eu praticamente nao sentia a regiao do queixo e labio inferior direito depois coneçou a formigar,beliscar,fisgar,sensaçao de pequenos choques sendo tudo isso misturado com a dormencia....hoje q esta com 20 dias sinto que ja regrediu bastante.vamos pedir a Deus que abençoe o trabalho dos profissionais da area e os guie para acertarem no tratamento para que a recuperaçao seja a melhor possível!!! Fiquem todos com Deus e Feliz Natal.

Reply
avatar
Unknown
admin
24 de dezembro de 2015 às 01:02 ×

Olha amigo eu tambem estou passando por isso, e pelo que vi e senti ate agora formigar e bom sinal , no meu caso que foiem implante, ate uns 15 dias eu praticamente nao sentia a regiao do queixo e labio inferior direito depois coneçou a formigar,beliscar,fisgar,sensaçao de pequenos choques sendo tudo isso misturado com a dormencia....hoje q esta com 20 dias sinto que ja regrediu bastante.vamos pedir a Deus que abençoe o trabalho dos profissionais da area e os guie para acertarem no tratamento para que a recuperaçao seja a melhor possível!!! Fiquem todos com Deus e Feliz Natal.

Reply
avatar
Liliane
admin
26 de dezembro de 2015 às 04:48 ×

Prefiro dor de dente do q senti ardência formigamento e queimação 24 hs por dia durante a 8 anos e sem apresentar melhora alguma e fiz mil tratamentos. Laser, comprimido, com dentista, neuro, otorrino...

Reply
avatar
Liliane
admin
26 de dezembro de 2015 às 04:58 ×

Prefiro dor de dente do q senti ardência formigamento e queimação 24 hs por dia durante a 8 anos e sem apresentar melhora alguma e fiz mil tratamentos. Laser, comprimido, com dentista, neuro, otorrino...

Reply
avatar
Unknown
admin
8 de janeiro de 2016 às 14:59 × Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Anônimo
admin
8 de janeiro de 2016 às 19:37 ×

Ola pessoal eu extrai um dente siso inferir me deu parestesia lingual . dia da extração do dente foi 15/01/2015 hoje já e 08/01/2016 e não volto... o meu caso é matade da linguá que estou sem sentir nada, nem tipo de paladar... quando eu pressiono perto do local da extração do dente me da tipo uma sensação de CHOQUE na lingua... sera que ainda pode volar ?

Reply
avatar
Roberto
admin
17 de janeiro de 2016 às 08:12 ×

Oi cris meu nome é Roberto temos um grupo no watt zapp chama Nai parestesia.
Se vc qiiser vou passar o telefone do Mario uns dos adm 21 999658889 ele te adiciona.
Como dentista vc daria varias dicas pra nós que estamos sofrendo com parestesia.

Reply
avatar
Anônimo
admin
25 de janeiro de 2016 às 06:29 ×

Eu tbm estou passando por isso minha língua esta dormente é horrível não sentir o sabor das comidas, tem dia que me desespero e chego até chorar não sei mais o que fazer.

Reply
avatar
Unknown
admin
25 de janeiro de 2016 às 20:37 ×

oi pessoal tambem estou com essa maldida parestesia ha 20 dias.
E no labio inferior e queixo e os dentes inferiores da frente.
Quebrei a mandibula dos dois lados fiz a cirurgia, nao sei se foi a anestesia ou a fratura que causou, estou muito triste com isso, estou tomando complexo b e vitamina de AZ, senti uma pequena melhora. Que DEUS nos ajude

Reply
avatar
26 de janeiro de 2016 às 09:07 ×

Boa tarde
Tenho a minha filha com 18 anos e tem que extrair os 4 dentes do siso, pelo que li aqui
também estamos com muito medo mesmo, mas o cirurgião informou-me de tudo isso que poderá acontecer. Mas gostaria de saber se em algum deste casos aqui começaram a tomar medicação dias antes da cirurgia.

Reply
avatar
Unknown
admin
29 de janeiro de 2016 às 09:52 ×

Vc processou o dentista? Eu fiz cirurgia ortognatica a 6 meses e fiquei com paralisia facial.

Reply
avatar
Unknown
admin
29 de janeiro de 2016 às 10:01 ×

Acho impossível uma pessoa que venha a ter um AVC se acostumar. Eu fiz cirurgia ortognatica a 6 meses e fiquei com parestesia no lábio inferior e queixo. Além disso, tive tb paralisia facial no lado direito. Qual é a pessoa que se acostuma?? Eu não sei nem mastigar direito mais. Minha vida se resume em idas à fisioterapia, acupuntura, fonoterapia. Acho impossível se acostumar.

Reply
avatar
Roberto
admin
31 de janeiro de 2016 às 07:05 ×

É dificil meu amigo ou amiga.
Sei que é isso a 9 meses, , só queimacao, doemencia, e tristeza.
Nai parestesia se adiciona com Mario 21 999658889.
Falamos tudo sobre parestesia.

Reply
avatar
Cris
admin
4 de fevereiro de 2016 às 03:11 ×

Oi Roberto...Qq dica que precisarem eu ajudo no que for preciso...A minha parestesia já dimunuiu bastante,mas como foi um caso mais complicado,demora para regredir totalmente...Agora está em uma pequena revisão do lábio inferior,que é o último a voltar com a sensibilidade...mas ta quase...já nem incomoda mais...

Reply
avatar
Cris
admin
4 de fevereiro de 2016 às 03:23 ×

A medicação é necessário tomar antes para evitar possíveis infecções pós cirúrgicas,mas não evita o risco da parestesia...Se houver necessidade de extração não é bom adiar...Precisaria analisar o raio x para saber se o risco é grande...Na maioria dos casos a parestesia é reversível...Pode durar dias ou meses...Só é irreversível mesmo qdo o nervo é seccionado...

Reply
avatar
Cris
admin
4 de fevereiro de 2016 às 16:24 ×

Com certeza foi por causa da fratura...ainda mais se sua fratura foi no ângulo da mandibula ou na região de molar...mas após a cirurgia tende a melhorar gradativamente...Tive uma fratura completa,e parestesia em todo o terço inferior da face...Depois de 3 meses já está localizada somente em uma região do lábio inferior,bem pequena...Parei com todos os medicamentos e optei somente por massagens para estímulo da região ...

Reply
avatar
4 de fevereiro de 2016 às 21:37 × Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
4 de fevereiro de 2016 às 21:39 ×

Poxa vida, se eu tivesse pesquisado antes não teria extraído meus dentes! Infelizmente extrai dois dentes (siso) em 21/01/16 estou com parestesia do lado direito da língua. Incomoda bastante, sensação de lingua inchada, fala enrolada, queimação na língua e paladar alterado. Realmente é preciso muita paciência, há momentos que dá vontade de chorar, e lendo tantos comentários com notícias ruins fiquei pior! Pra ajudar também estou com trismo e minha boca não abre muito e esta ruim para comer. Torcendo para que tudo volte ao normal para mim e todos vocês!

Reply
avatar
Roberto
admin
6 de fevereiro de 2016 às 10:13 ×

Alex, concordo com vc se eu tivesse pesquisado antes, nunca imaginei que existisse essa merda de parestesia, faz 9 meses apos implantes queima labio, queixo dormenfe, labio dormente, lingua pipocando como se tivesse pimenta.se vc tiver watt zapp adiciono vc no Nai parestesia 16 981984310. Trocamos ideia sobre essa porcaria.

Reply
avatar
Cris
admin
18 de fevereiro de 2016 às 03:05 ×

O trismo é realmente a pior condição pós cirúrgica,mas tende a regredir sem a ajuda de medicamentos...com a fisioterapia melhora,mas dai tem que passar c especialista em ATM...Eu tive trismo e parestesia como vc após extracao do siso,e ambas regrediram...Eu não tinha abertura nenhuma,e emagreci 5 kg pq só conseguia me alimentar corretamente...Hj a abertura está normal e parestesia quase desaparecendo por completo...

Reply
avatar
Loiva
admin
23 de fevereiro de 2016 às 18:49 ×

Oi, você descobriu o nome do médico que fez a cirurgia de reparo na Juliana? Meu whats é 46-99072229

Reply
avatar
Loivaboth@yahoo
admin
24 de fevereiro de 2016 às 05:30 ×

Juliana também estou com esse problema, eu gostaria muito que você me mandasse o nome e contato do médico que fez a cirurgia. É muito triste viver assim. Desde já agradeço.

Reply
avatar
Malu
admin
2 de março de 2016 às 16:55 ×

Obrigada pelo seu depoimento. Foi muito encorajador. Hoje fui a uma consulta com o melhor cirurgião buco-maxilo que encontrei (e olha q estou há anos procurando). Ele foi bem honesto comigo e disse que as chances de parestesia são grandes pelas raízes do siso estarem abraçadas no nervo. Mas não tenho outra opção. Obrigada mesmo pela injeção de ânimo.

Reply
avatar
Anônimo
admin
15 de março de 2016 às 12:49 ×

Olá a todos,
tive a infelicidade de nascer com os 4 sisos. Meu conselho: removam todos o mais rápido possível, preferencialmente na adolescência. Essa porcaria não traz NADA de positivo.
Devido aos sisos, durante um período de 10 anos, tive diversas infecções bacterianas, que levavam a abcessos e IVRAS. O roteiro era claro: dor em um siso específico, estalos, e finalmente, infecção.
Ou seja, não havia escapatória, tive que tirar, um a um.
As remoções dos de baixo foram duríssimas, principalmente a última, da qual ainda estou me recuperando. Levou mais de 2 horas para o cirurgião realizar a extração.
Meu conselho: escolham o melhor profissional possível, com bastante experiência, que demonstre conhecer bem as complicações e principalmente que dê toda a assistência pós-operatória. O meu foi fantástico nesse quesito, pois o pós é foda!
Talvez ainda seja cedo para cantar vitória, mas aparentemente a cirurgia foi um sucesso. Tive um "gostinho" do que é parestesia nas primeiras 72 horas, mas percebi que isso ocorria somente quando eu não colocava gelo. Havia um inchaço que comprimia o nervo. Consequentemente, perdia a sensibilidade. Realmente é muito ruim! Me compadeço de todos aqueles que sofrem com isso. Não deve ser fácil.
ass: AFR

Reply
avatar
Anônimo
admin
15 de março de 2016 às 12:52 ×

Tomei uma tonelada de medicamentos, antes e depois, todos com a devida prescrição: antihemorrágico, antibiótico, 2 analgésicos, antiinflamatório e um "bochechador" antibactericida

Reply
avatar
Anônimo
admin
20 de março de 2016 às 12:16 ×

pessoal boa tarde pessoal, me chamo isaias, nesta terca-feira dia 15, fiz uma cirurgia da retirada do siso que já estava bem cariado por sinal,essa era minha segunda e ultima cirurgia, a primeira foi anos atras foi só sucesso, essa que realizei essa semana, questão de 40 minutos apos muito esforco, ele resolveu partir o dente pra facilitar a retirada e depois pontiou e fui pra casa, nao consegui comer nada nas primeiras 48 hras, liquido com muita dificuldade, depois fiquei com o lado operado bastante inchado e com sintomas de trismo muscular ate hoje com 5 dias apos nao abro a boca direito, e possivelmente tambem tive parestesia , metade da minha lingua na parte de baixo,muito desconfortavel isso,da outra vez não tive esses problemas todo, liguei pra clinica ele me receitou AMOXILINA DE 8 em 8 hrs, terca-feira (22/03), vou tirar os pontos, nao sei nem como ele vai tirar já que nao consigo abrir a boca, e vou falar com ele sobre esses sintomas de parestesia , estou muito preocupado..... é agoniante !

Reply
avatar
Unknown
admin
25 de março de 2016 às 19:13 ×

Eu tbm tenho só que a 3 anos. Precisamos de indicações para tratamento.

Reply
avatar
Unknown
admin
25 de março de 2016 às 19:47 ×

Oi Roberto tenho parestesia a 3 anos e nesses últimos dias tem me incomodado bastante. Me add no grupo do Whatsaap. 06192295180

Reply
avatar
Unknown
admin
25 de março de 2016 às 20:09 ×

Oi Roberto tenho parestesia a 3 anos e nesses últimos dias tem me incomodado bastante. Me add no grupo do Whatsaap. 06192295180

Reply
avatar
Unknown
admin
25 de março de 2016 às 20:09 ×

Eu tbm tenho só que a 3 anos. Precisamos de indicações para tratamento.

Reply
avatar
Unknown
admin
31 de março de 2016 às 19:53 ×

Emília Melo

Fiz ontem a um extração do dente inferior direito, e estou tendo parestesia, não sinto dor( achei até estranho) porém metade da minha língua está dormente, é uma sensação horrível, li os comentários aqui e fiquei bem angustiada com a possibilidade de não melhorar,voltei hoje ao meu dentista e o mesmo me receitou Etna, complexo vitamínico e tomar muita vitamina C e D. Se melhorar volto aqui pra informar.

Reply
avatar
Unknown
admin
31 de março de 2016 às 19:58 ×

Emília Melo

Fiz ontem a um extração do dente inferior direito, e estou tendo parestesia, não sinto dor( achei até estranho) porém metade da minha língua está dormente, é uma sensação horrível, li os comentários aqui e fiquei bem angustiada com a possibilidade de não melhorar,voltei hoje ao meu dentista e o mesmo me receitou Etna, complexo vitamínico e tomar muita vitamina C e D. Se melhorar volto aqui pra informar.

Reply
avatar
Roberto.
admin
2 de abril de 2016 às 13:09 ×

Emilia eu sei como é estou a 11 meses, labio, queixo e lingua arde e pinica o tempo todo.
Se vc quiser te adiciono no Nai Parestesia 16 981984310, falamos tudo sobre parestesia temos até um medico no grupo.

Reply
avatar
Anônimo
admin
5 de abril de 2016 às 19:36 ×

Sou Cirurgião Buco-Maxilo em Curitiba. Estudei e me subespecializei em micro-cirurgia de reparo nervoso. Tenho mais de 100 cirurgias realizadas, porém não posso dizer que o sucesso cirúrgico é 100%. Depende de vários fatores como o tempo da lesão, a quantidade de nervo seccionada, o corte do nervo ou apenas lesão compressiva.

Porém o tratamento pode ser uma esperança, coadjuvante com tratamentos farmacológicos e laserterapias.

O que pode-se dizer é que a neurorrafia é uma corrida contra o tempo! Quanto mais tempo de parestesia, maior a formação de NEUROMA cicatricial e tecidos fibrosos, dificultando a cicatrização pós-cirúrgica. Casos recentes de parestesia normalmente obtêm sucesso com a micro-cirurgia, porém a partir de 9 meses, as chances de sucesso vão diminuindo. O que normalmente acontece é a falta de esclarecimentos por parte de Dentistas não especialistas que se aventuram em cirurgias, e após a parestesia acontecer, não indicam à um especialista que possa tratar o paciente.

Infelizmente quem sofre são os pacientes que sofrem do quadro.

Reply
avatar
Rose
admin
24 de maio de 2016 às 16:29 ×

Semana passada coloquei 2 pinos, um d cada lado, me deu parestesia, fiquei desesperada, nem sabia que isso poderia acontecer, acho que os dentistas deveriam nos informar dos riscos de um implante antes de fazer, fiquei com parte do lábio e parte do queixo dormente, mas meu dentista está me dando toda assistência possível, me encaminhou para uma colega para fazer acupuntura, fiz 2 sessões e tá dando certo, já consigo sentir meu lábio e o queixo só tá um pouquinho dormente, eu não tenho certeza se realmente é a acupuntura que está resolvendo, mas tá dando certo rsrs eu tô indo!!!

Reply
avatar
Anônimo
admin
16 de junho de 2016 às 18:53 ×

Cade os comentarios?

Reply
avatar
Anônimo
admin
6 de setembro de 2016 às 11:49 ×

Olá pessoal, fiz cirurgia de extração do siso no dia de 1 setembro e estou com parestesia na língua, lado direito. Extrai apenas o siso inferior direito. Quando estava no processo de cirurgia, senti um choque que percorreu á area da cirurgia até a língua. Neste momento senti dor e avisei ao dentista, que não disse nada. Hoje, 06/09/16, 5 dias após a cirurgia, minha parestesia continua e a minha recuperação está lenta.
Tomei amoxilina por 5 dias, de 8 em 8 horas, buprofeno por 5 dias, de 6 em 6 horas e nimesulida por 3 dias, de 12 em 12 horas. Estou tomando vitaminas do complexo B por 2 dias e não vi melhora.
Os sintomas, além da falta de sensibilidade e do paladar da area parestesiada, é dor na area da cirurgia, creio que eu esteja no processo de recuperação e dor da parte inferior da lingua no lado direito, provavelmente por estar em atrito a todo o momento com os dentes e a area estar machucada após a cirurgia.
Esta situação é MUITO complicada. Existem experts, novatos e qualquer tipo de pessoa com informações e dados sobre este problema, os quais são incertos. Existem casos em que a pessoa não trata e volta, casos que a pessoa faz de tudo e não volta, casos que volta por remedio A, remedio B ou C, sendo que um remédio fez efeito em uma pessoa e não fez na outra. Ou seja, por mais que eu esteja com parestesia há 5 dias, creio que a única forma de tratamento é esperar. Tratamentos podem ajudar e também podem ser placebo, considero que se fosse uma coisa que existe um tratamento certo, poderiamos confiar e melhorar, mas não é o caso da parestesia, é algo muito incerto até os dias atuais. Espero que todos recuperem ou melhorem dos sintomas de dor. Um abraço!

Reply
avatar
Anônimo
admin
7 de novembro de 2016 às 03:00 ×

Em dezembro deste ano faço 3 anos que fiz a cirurgia ortognatica, e até hoje tenho parestesia no lábio inferior do lado direito da boca. Que me deixou triste é que a médica não disse nada e nem o tratamento que era para ter feito. Hoje vivo com boca torta e muita baba, principalmente na hora de dormir.

Reply
avatar
3 de dezembro de 2016 às 15:10 ×

Tenho formigamento na cabeça, como se tivesse um bichinho caminhando, queimação e coceira. Fiz a cirurgia em janeiro de 2013 e isso só começou em novembro do mesmo ano. Não sei do que posso chamar isso, se de neuropatia ou parestesia. Sei que é muito ruim, me sinto doente e com a cabeça cansada. Queria um tratamento, mas até agora não deu nada nos exames que fiz.

Reply
avatar
Unknown
admin
11 de fevereiro de 2017 às 18:49 ×

Eu retirei os quatro sisos há dez dias, e estou com uma dor insuportável enlouquecedora, que não passa com nenhum medicamento, ja tomei tramal, tylex, estou tomando amoxilina, metronidazol, gabapentina e a dor continua, a dor só cede um pouco quando tomo spidufen, a dor vai embora e depois de umas duas horas ela volta. É uma dor indescritível do lado esquerdo inferior.
Não sei definir se é nervo, ou alveolite. O cirurgião desconfia que é nervo , e passou o tratamento, Mas realmente a dor não passa. Tomei tbm dexa citoneurin intra muscular, E mesmo assim a dor volta. Não sei mais o quê fazer, estou desesperada!

Reply
avatar
Anônimo
admin
22 de março de 2017 às 13:57 ×

Oi Karina, sou estudante de odontologia, e seu caso é semelhante à uma nevralgia de um dos ramos do trigêmeo... Procure um cirurgião bucomaxilofacial e/ou um neurologista, que eles lhe indicarão a conduta adequada pra resolução do seu problema!!

Reply
avatar
Anônimo
admin
2 de abril de 2017 às 18:04 ×

Karina, pra dor REMÉDIO CYMBALTA. Na epoca,11 anos atrás, tive parestesia labial depois de enxerto ósseo autogeno para implante. Não foi mais mas estar com a boca anestesia o tempo todo é horrível.
Celia.beleski@gmail.com

Reply
avatar
Anônimo
admin
2 de abril de 2017 às 18:16 ×

Karina, não esqueça de falar com seu médico e ler a nula do CYMBALTA antes de usar. Ok? Boa sorte
Celia.beleski@gmail.com

Reply
avatar
Unknown
admin
25 de maio de 2017 às 09:06 ×

Boa tarde Dr Edmar. Tenho parestesia há 5 anos do lado esquerdo devido a retirada do siso,há uma semana resolvi retirar o siso do lado direito e novamente estou com parestesia, agora dos dois lados, qual exame posso fazer pra verificar se houve lesão no nervo?

Reply
avatar
Mai
admin
21 de junho de 2017 às 19:12 ×

Vim contar minha experiência!
Extrair dois dentes sisos recemente e fiquei com parestesia do lado esquerdo da acarda labios e queixo, alem de toda lingua. As sensaçoes são assustadoras. Dormência é a melhorzinha. Sentir queimação no labio, formigamento e pressão na lingua, febre , indisposição. Fiquei desesperada. Porém quero tranquilizar você que ficou como eu, desesperada , procurando casos que te dê esperança que iria melhorar, pois é o que todo dentista vai orientar. Realmente estão certos, com 8 dias sentir um melhorar aliviadora. Hoje tem 50 dias e só sinto uma pequena pressão na lingua, uma pequena parte do queixo e labio dormentes, mas n esta atrapalhando meu dia dia, como antes. Nos primeiros 8 dias tava tudo inflamado, não conseguia comer, nao tinha dominio sobre o alimento que colocava na boca, gente eu acho que os dentistas deveria avisar esse tipo de coisa. Mas enfim, to bem melhor e em pouco tempo , comparando a outros casos descritos acima.Ahh e tomei citoneurim e acho q ajudou, ele só é caro. Creio que quem tem uma boa recuperaçao nao procure os sites para comentar . Nao se desesperem !!! Rs

Reply
avatar
Anônimo
admin
15 de julho de 2017 às 21:20 ×

Boa noite!
Alguém pode me dar uma luz?
Estou com parestesia a uma semana na parte esquerda da língua e um pouco da bochecha após extração de dois sisos inclusos, sendo que um estava com sisto e bem perto do nervo...
Sinto o sabor da comida normalmente, e de vez em quando sinto espasmos e pontadas.

Reply
avatar
20 de julho de 2017 às 17:48 ×

Boa noite Dr estou sofrendo de parestesia da lingua ñ consigo comer ja emagressi.to fazendo tratamrnto e nada.minha lingua do lado direito esta dormente a quaese um mes.o q de vo fazer vai ai meu contato 18 996939146

Reply
avatar
20 de julho de 2017 às 17:50 ×

Boa noite Dr estou sofrendo de parestesia da lingua ñ consigo comer ja emagressi.to fazendo tratamrnto e nada.minha lingua do lado direito esta dormente a quaese um mes.o q de vo fazer vai ai meu contato 18 996939146

Reply
avatar
Anônimo
admin
29 de julho de 2017 às 04:26 ×

Olá bom dia pessoal, recentemente descobri que tinha que extrair o dente do siso, porém o dentista me disse que o dente estava muito perto do nervo e que havia uma chance consideravel de dar parestesia. Ontem eu fui para o dentista, resolvi encarar. A dentista era muito experiente, uma das mais experientes da cidade. Antes de iniciar a extração ela me disse dos risco e falou que iria fazer de tudo para que desse tudo certo. Eu estava muito nervoso, ela foi conversando comigo e me disse que iria dar tudo certo, que era pra mim ficar tranquilo....
Eu extrai 6 dentes ( 4 siso e 2 2º molar superior) a cirurgia demorou cerca de 1 hora e 20 minutos. Enfim, terminou e ela disse que a extração do dente mais dificil saiu perfeito. Fiquei mais tranquilo.
Na pós extração, nas primeiras horas saiu muito sangue. Terminou as 17:20, eu fiquei com medo e anestesiado ate as 23:30 que enfim passou o efeito da anestesia e graças a Deus não deu parestesia.
Então fiquem tranquilos se vocês verem relatos aqui na internet todos ficarão loucos e com medo (eu), porém encontrem um dentista de confiança, com experiencia e vão com fé que dará tudo certo.
A extração foi bem de boa, não foi tão desagradável e não doeu nada, nem a anestesia. Boa sorte a todos

Reply
avatar
Anônimo
admin
24 de agosto de 2017 às 11:09 ×

Tenho parestesia há mais de 20 anos. Infelizmente naquela época a única coisa que foi recomendada é que tomasse benerva....durante 1 ano não sentia nada...depois de 1 ano voltou parcialmente. Hoje a sensibilidade está alterada, e à vezes tenho dores no lábio que me fazem até chorar....preciso fazer tratamento dentário na região, mas não tenho coragem de deixar nenhum dentista anestesiar ou mexer nos dentes próximos. No lado oposto da parestesia tive nevralgia do trigêmio por conta de uma anestesia mal aplicada. Fiz tratamento com neurologista porque a dor era insuportavel!! Tomei durante meses 600 mg diarias de carbamazepina para melhorar!!! Fica difícil confiar em um profissional hoje em dia, depois de experiências traumáticas!!! Acho que as faculdades não estão formando-os com todo o conhecimento e responsabilidades necessários!!!

Reply
avatar
Anônimo
admin
29 de agosto de 2017 às 07:31 ×

Olá, tive parestesia após a extração dos 4 sisos, o dentista foi agressivo senti dores durante a extração a parestesia foi no labio e no queixo inferior direito, comecei a tomar vitamina B e fazer compressas quentes, após 3 semanas ja senti uma melhora significativa hoje fazem 8 semanas que fiz a cirurgia, e ja sinto uma melhora de 80% não voltou completamente mas não sinto incomodo como formigamentos pinicadas ou sesanção de frio!

Reply
avatar
Unknown
admin
3 de setembro de 2017 às 23:29 ×

Tenho observado que o trabalho do fonoaudiologo com laserterapia e exercicios orofaciais apresenta resposta favoravel a recuperacao da sensibilidade.

Reply
avatar
Anônimo
admin
11 de setembro de 2017 às 07:08 ×

Danielle, agradeço muito seu comentário motivador e amigo. Reaente precisamos focar nesse lado para não sofrermos tanto.
E como vc se sente hj, após 2 anos?

Reply
avatar
«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 245   Recentes›   Mais recentes»
Thanks for your comment