A ALMA DA CIRURGIA BUCOMAXILO FACIAL


A ALMA DA CIRURGIA BUCOMAXILO FACIAL
PARTE I

Ser cirurgião-dentista é antes de qualquer coisa uma vocação, por tanto, bem mais que uma opção. A frustração que consome inúmeros profissionais é o reflexo da odontologia como uma opção individual puramente mercantilista. A odontologia não pode ser desvinculada da medicina, por quaisquer razões, aquilo que as separa é o mesmo que as une. A odontologia em sentido estrito nos remete ao “estudo dos dentes”, mas é claro que este conceito é insuficiente se quisermos entender a real atuação do cirurgião-dentista.

A cirurgia bucomaxilo facial como ramo da odontologia, antes de qualquer coisa, é uma dádiva da vida para com a essência humana daqueles que a praticam. É preciso ser audacioso, ou até mesmo corajoso, se definir um cirurgião for o objetivo, afinal o que faz um cirurgião não é o desenho do bisturi, mas a forma como o manuseia sem lesar o próximo.

Operar é mais do que um ato, instante, é momento. É como lembrar-se de existir por completo, repousar as mãos sobre um tecido e ver nele uma oportunidade de ir e ser sempre mais, como se nada houvesse em seguida, é ter a oportunidade de esquecer-se e ao mesmo tempo lembrar-se somente do necessário. É uma arte que não permite definição, mas que é necessário sentir e estar para saber que existe.

O resultado pós-operatório será sempre uma grande preocupação ao profissional. Os questionamentos surgem quase sempre dos insucessos e destes também surgirão incertezas sobre a técnica, sobre os princípios e sobre as doenças pré-existentes, no final não restará dúvidas de que o cirurgião será sempre uma mão humana repousando sobre um corpo também humano, frágil e inesperado. A destreza do cirurgião não está somente na tenacidade de seus músculos e em movimentos precisos, vai além de qualquer natureza puramente física. É preciso conhecer em detalhes a anatomia que cerca o ato operatório e que por vezes faz duvidar do quanto se é capaz de continuar. É válido lembrar, se a dúvida surgir, que a humildade será usada com voracidade e fará desta indeterminação uma luz, capaz de ver na ignorância as verdades que quando buscadas norteiam os caminhos da cirurgia.


O que nos torna cirurgiões não é o êxito que nos leva ao sucesso, mas a forma como lhe damos com as adversidades que nos cercam. A cirurgia vai bem mais além dos pacientes totalmente satisfeitos, dos resultados almejados e dos insucessos vencidos, a cirurgia vai até onde o cirurgião dá o seu último suspiro, pois a cada instante que suas mãos são capazes de repousar sobre uma face, um novo caminho pode ser percorrido pela ponta fina, suave e singela de um bisturi.


@Joaomarques_ctbmf
Next
This is the current newest page

1 comentários :

Click here for comentários
Anônimo
admin
9 de junho de 2018 às 10:44 ×

Parabéns!!! Gostei muito!

Congrats bro Anônimo you got PERTAMAX...! hehehehe...
Reply
avatar
Thanks for your comment